Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8852

TítuloUma investigação filosófica de Edmund Burke: o excesso por fascículos
Autor(es)Moura, Vítor
Palavras-chaveBurke, Edmund
Estética
Sublime
Conservadorismo
Data1999
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
CitaçãoLOURO, Maria Filomena [et al.] – “Inquérito à modernidade : bi-centenário da morte de Edmund Burke (1729-1797)”. Braga : Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 1999. ISBN 972-96478-6-0. p. 89-118.
Resumo(s)Aquilo que, a início, se apresenta como uma tipologia estável e acessível (termos que Burke consideraria como quase sinónimos) das paixões humanas, devidamente polarizadas em torno do belo ou do sublime, não sofrerá fissuras de monta quando transposto para o terreno da política. Aquilo que serve como padrão do gosto servirá como padrão do político. Ou melhor, o gosto em arte terá como congénere uma determinada espécie de gosto em política. É numa leitura em transposição do claro ordenamento das secções da Investigação que algumas das questões levantadas assumem uma cintilação inesperada. Ao mesmo tempo que toma como tarefa principal a necessária, e já por demais adiada, fixação da gramática do gosto (Burke prefere a expressão “lógica do Gosto” (1757: 11)), o autor cria um dispositivo conceptual - o binómio belo-sublime - capaz de funcionar como interface entre domínios como a arte, a política, a moralidade, a religião, a psicologia ou a linguagem.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8852
ISBN972-96478-6-0
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
BURKE.pdf173,25 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID