Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8943

TítuloDa identificação às respostas educativas para alunos sobredotados: construção, aplicação e avaliação de um programa de enriquecimento escolar
Autor(es)Miranda, Lúcia
Orientador(es)Almeida, Leandro S.
Data28-Mai-2008
Resumo(s)Entre as medidas educativas para os alunos com características de sobredotação encontram-se os programas de enriquecimento. Podendo estes programas ocorrer fora do espaço escolar, Renzulli (1977; Renzulli & Reis, 1985) propõe que uma das formas de escola atender a estes alunos passa pela implementação dos mesmos programas nos tempos e espaços escolares. Segundo estes autores, os programas de enriquecimento devem ser vistos numa sequência de maior exigência e selecção dos alunos de forma a evitar os falsos positivos e os falsos negativos no momento da identificação e do encaminhamento destes alunos para níveis sucessivos de complexidade de actividades. Assim, um primeiro nível, o programa pode generalizar-se a toda a população discente visando a descoberta de interesses e motivações para certos temas. Um segundo nível poderá dirigir-se a 15 a 20% dos alunos mais capazes, no sentido de com eles se trabalhar processos cognitivos e métodos de resolução de problemas. Finalmente, um terceiro nível do programa, atende-se entre 3 a 5% dos alunos, aproximando-nos já da taxa de alunos sobredotados considerada internacionalmente. Com este enquadramento teórico, avançamos na concepção do programa Odisseia destinado a alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico. Um primeiro nível (Odisseia 5/I) (n=135) foi aplicado a todos os alunos que, na altura, frequentavam a escola em questão e o programa proporcionou aos alunos o contacto com diversos temas e assuntos de forma a estimular e a motivar os alunos para as fases seguintes do programa. Na segunda fase deste programa tomou-se uma subamostra desses alunos (n=68) considerando-se aqui os critérios de pontuação no percentil 75 nas provas de criatividade, aptidão e motivação, ou, ainda, a avaliação do rendimento escolar pelos professores e a motivação dos próprios alunos. O programa Odisseia 6/II promoveu competências de resolução de problemas criativos, de desenvolvimento de estudos de investigação e de relacionamento interpessoal, para numa fase seguinte, os que apresentavam alta capacidade, criatividade e motivação pudessem participar no Programa Odisseia 6/III (n=9). Este último nível estruturou-se na base do desenvolvimento de projectos de investigação na área de interesse de cada aluno. A avaliação do programa considerou variáveis cognitivas (criatividade e aptidão), variáveis motivacionais (metas académicas) e o rendimento escolar, comparando alunos com e sem programa, e dentro dos alunos com programa o grau de aprofundamento decorrente do nível do programa em que participaram. Ao mesmo tempo, considerou-se as percepções dos professores e directores da Escola. Os resultados obtidos parecem contrastar a informação recolhida pelos métodos qualitativas face aos quantitativos havendo sinais de claro aproveitamento por parte dos alunos, professores e directores, ainda que nem sempre reflectido em mudanças nos desempenhos dos alunos nos testes formais usados na avaliação. Mesmo assim, as análises apontaram para ganhos dos alunos ao nível do raciocínio abstracto, da fluência e elaboração verbal, da fluência, elaboração e originalidade figurativa, e, ainda, apesar dos resultados não assumirem valores estatisticamente significativos, nas metas de aprendizagem e no rendimento escolar face aos alunos do grupo de comparação. Pelo envolvimento conseguido por parte dos professores e dos directores da escola, bem como pela fácil adesão dos alunos às actividades propostas do programa, o programa de enriquecimento escolar Odisseia justificará o aparecimento de outros programas com características e objectivos similares para atendimento dos alunos mais capazes em contexto escolar, assegurando a igualdade de oportunidades educativas no quadro de uma escola que se pretende inclusiva.
Among the educational measures for students with giftedness characteristics are the enrichment programs. These programs may occur outside of school space, Renzulli (1977; Renzulli & Reis, 1985) proposed that one way to deal with these students could be the implementation of such programs in time and school spaces. According to these authors, enrichment programs should be seen in a sequence of greater demand and selection of the students in order to avoid the false positives and false negatives at the time of identification and the election of these students for successive levels of complexity of activities. Thus, at a first level, the program may become generalized to all students aiming the discovery of interests and motivations for certain topics. In a second level, the activities can cover 15 to 20% of the more able students, and are selected to work with them cognitive processes and problem-solving methods. Finally, in the third level of the program, the tasks are proposed only between 3 to 5% of the students, which is the value of prevalence of gifted students internationally. It was with this theoretical framework that we move in the design of the Odyssey program for students of the 2 and 3 cycle of Basic Education. The first level the program (Odyssey 5 / I) (n = 135) was applied to all students, and the program was designed to provide contact with different themes and subjects in order to encourage and motivate students to the next phases of the program. In the second phase of this program we formed a sub sample (n = 68) of students from the total (263) taken as a criterion for selecting the scores above the percentile 75 on evidence of creativity, ability and motivation, or the academic and the motivation of the students themselves. The activities that were part of the program Odyssey 6/II promoted cognitive skills, creative problem-solving, development of research and of interpersonal relationships, for a next stage, those who had high ability, creativity and motivation could participate in the Program Odyssey 6/III (n = 9). This last level was organized on the methodology of the development of research projects in the area of interest of each student. The evaluation of the program found positive impaction cognitive variables (creativity and ability), motivational variables (academic goals) and income schools, when comparing students with and without program. Within the group of students who participated in the program was still formed two groups based on the level of development that the several students were reaching. At the same time, it was considered the perceptions of teachers and directors of the School. The results seem to differentiate the information collected by qualitative and quantitative methods. Positive perceptions of program by students, teachers and directors, are not always reflected in changes in the performance of the students in tests used in the formal evaluation. Still, the analysis pointed to gains of the students at the level of abstract reasoning, verbal fluency and elaboration, as well as figural, fluency, elaboration and originality, and yet, despite the results not statistically significant assumes values in the goals of learning and income school students against the group's comparison. Considering the involvement achieved by the teachers and directors of the school, and the easy of the students at the proposed activities of the program, a program for school enrichment Odyssey justify the emergence of other programs with similar characteristics and objectives for attendance of more able students in the school, what can to ensure equal educational opportunities in the context of a inclusive school.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Psicologia - Ramo do Conhecimento em Psicologia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8943
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

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