Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/8967
Título: | Avaliação da aprendizagem |
Autor(es): | Pacheco, José Augusto |
Data: | 1998 |
Editora: | Porto Editora |
Citação: | In ALMEIDA, Leandro S. ; TAVARES, José, org. - Conhecer, aprender e avaliar. Porto : Porto Editora, 1998. ISBN 972-0-34724-4. p. 111-132. |
Resumo(s): | [Excerto] Introdução: Os resultados escolares dos alunos é um dos campos mais problemáticos do sistema educativo, tornando-se na face visível de um complexo edifício em permanente construção valorativa, através da recolha formal e informal de dados, com vista a uma tomada de decisão (Pacheco & Zabalza, 1995). A avaliação pressupõe, deste modo, a existência de diversos jogos com lógicas diferentes (Hadji, 1994): de ajuda à aprendizagem na turma; de intercâmbio conflitual no diálogo social entre professor/aluno/encarregado de educação; de orientação na articulação escola/sociedade. É na análise destes jogos que procuraremos discutir a avaliação dos alunos dos ensinos básico e secundário, sobretudo quando é perspectivada nos seguintes aspectos: decisão subjectiva, processo objectivo, procedimentos, parâmetros, articulação escola/sociedade, atitude formadora e controlo curricular. [...] |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/8967 |
ISBN: | 972-0-34724-4 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliação da aprendizagem.pdf | A Avaliação da Aprendizagem. | 276,73 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |