Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89702

TítuloMetodologias de aprendizagem em iniciação na flauta transversal: ferramentas didáticas
Outro(s) título(s)Learning methodologies in transverse-flute initiation: didactic tools
Autor(es)Vendas, Maria do Carmo Oliveira
Orientador(es)Magalhães, José Gil Pacheco Soares
Palavras-chaveEnsino da música
Flauta transversal
Iniciação musical
Motivação
Recursos de multimédia
Music teaching
Transverse flute
Musical initiation
Motivation
Multimedia resources
Data27-Jul-2022
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio é elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, tem como objetivo o estágio curricular nos grupos de recrutamento M9 (Flauta Transversal) e M32 (Conjuntos Vocais e ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto) e foi realizado no ano letivo de 2021-2022 na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Durante toda a fase de observação pedagógica e tendo em conta a experiência enquanto docente e discente fui constatando que muitos alunos apresentavam dificuldades que lhes impedia a continuação dos seus estudos na aprendizagem de um instrumento. Por isso decidi aprofundar com mais detalhe esta temática apresentando diferentes formas de implementação. Participaram neste projeto, dois alunos de iniciação com 9 e 10 anos de idade. Como instrumento didático foi elaborado uma adaptação de play-along de várias peças simples do livro Mini magic flute de Barbara Gisler-Haase e Fereshteh Rahbari, em que os alunos aplicaram diferentes processos cognitivos importantes, como a afinação, entoação e memorização musical. Estes materiais foram aplicados em três aulas individuais. Os instrumentos de recolha de dados utilizados consistiram em entrevistas às alunas intervenientes no projeto e ao professor cooperante e um questionário aos professores de Flauta Transversal que lecionam no ensino oficial. Da análise dos dados obtidos foi possível constatar que a metodologia utilizada relacionada com recursos de multimédia constitui um recurso didático favorável, eficiente e motivacional na continuação dos objetivos de aprendizagem a nível da iniciação.
This Report is prepared within the professional internship of the Master's degree in Music Teaching at the University of Minho, aims at the curricular internship in the recruitment groups M9 (Transversal Flute) and M32 (Vocal and/or Instrumental Ensembles; Orchestra; Chamber Music; Choir; Ensemble Class) and was held in the 2021-2022 school year at the Vilar do Paraíso Music Academy. Throughout the pedagogical observation phase and considering my experience as a teacher and student I found that many students had difficulties which made it difficult for them to continue their studies in learning an instrument. That is why I decided to go into more detail on this subject by presenting different ways of implementation. Two beginners, aged 9 and 10, took part in this project. As a didactic instrument, a play-along adaptation of several simple pieces from the book Mini magic flute from Barbara Gisler-Haase and Fereshteh Rahbari in which the students applied different important cognitive processes such as tuning, intonation and musical memorisation. These materials were applied in three individual lessons. The instruments used for data collection consisted of interviews with the students involved in the project and with the cooperating teacher, and a questionnaire with the Flute teachers who teach in state education. From the analysis of the data obtained it was possible to see that the methodology used related to multimedia resources constitutes a favourable, efficient and motivational didactic resource in the continuation of the learning objectives at initiation level.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89702
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria do Carmo Oliveira Vendas.pdfRelatório de estágio1,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID