Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9019

TítuloDesenvolvimento de vídeos educativos com o Windows Movie Maker e o YouTube : uma experiência no Ensino Superior
Autor(es)Bottentuit Junior, João Batista
Coutinho, Clara Pereira
Palavras-chaveWindows Movie Maker
You Tube
Web 2.0
Vídeo
Internet
TIC
DataAbr-2009
EditoraUniversidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
CitaçãoCONGRESSO LUSOCOM, 8, Lisboa. 2009 – “Comunicação, Espaço Global e Lusofonia.” Lisboa : Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2009. ISBN 978-972-8881-67-2. p.1052–1070.
Resumo(s)Neste artigo apresentam-se os resultados obtidos junto de um grupo de futuros professores de matemática da Universidade Virtual do Maranhão (Brasil) que, em grupos de trabalho, desenvolveram vídeos educativos sobre os principais matemáticos e suas descobertas mais relevantes. O objetivo principal do estudo foi proporcionar aos futuros professores as competências necessárias para desenvolver vídeos educativos com auxílio da ferramenta do Windows Movie Maker. Após a realização dos trabalhos pelas equipas, foi realizado um estudo exploratório com os participantes, a fim de aferir sobre o processo de concepção dos vídeos, bem como os potenciais educativos desta ferramenta. Apresenta-se ainda uma análise qualitativa dos vídeos desenvolvidos. Por forma de inserir estes futuros professores no contexto da Web 2.0 (onde os alunos passam de uma situação passiva para activa em relação a produção do conhecimento) foi estimulada também a introdução dos vídeos no site YouTube, para que desta forma todos os alunos pudessem ver os trabalhos realizados pelos grupos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9019
ISBN978-972-8881-67-2
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Windos Movie - Lusocom.pdf404,72 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID