Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/9019
Título: | Desenvolvimento de vídeos educativos com o Windows Movie Maker e o YouTube : uma experiência no Ensino Superior |
Autor(es): | Bottentuit Junior, João Batista Coutinho, Clara Pereira |
Palavras-chave: | Windows Movie Maker You Tube Web 2.0 Vídeo Internet TIC |
Data: | Abr-2009 |
Editora: | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
Citação: | CONGRESSO LUSOCOM, 8, Lisboa. 2009 – “Comunicação, Espaço Global e Lusofonia.” Lisboa : Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2009. ISBN 978-972-8881-67-2. p.1052–1070. |
Resumo(s): | Neste artigo apresentam-se os resultados obtidos junto de um grupo de futuros professores de matemática da Universidade Virtual do Maranhão (Brasil) que, em grupos de trabalho, desenvolveram vídeos educativos sobre os principais matemáticos e suas descobertas mais relevantes. O objetivo principal do estudo foi proporcionar aos futuros professores as competências necessárias para desenvolver vídeos educativos com auxílio da ferramenta do Windows Movie Maker. Após a realização dos trabalhos pelas equipas, foi realizado um estudo exploratório com os participantes, a fim de aferir sobre o processo de concepção dos vídeos, bem como os potenciais educativos desta ferramenta. Apresenta-se ainda uma análise qualitativa dos vídeos desenvolvidos. Por forma de inserir estes futuros professores no contexto da Web 2.0 (onde os alunos passam de uma situação passiva para activa em relação a produção do conhecimento) foi estimulada também a introdução dos vídeos no site YouTube, para que desta forma todos os alunos pudessem ver os trabalhos realizados pelos grupos. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9019 |
ISBN: | 978-972-8881-67-2 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Windos Movie - Lusocom.pdf | 404,72 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |