Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9133

TítuloAnálise experimental de paredes de alvenaria de blocos de betão leve sob acções cíclicas no plano
Autor(es)Gouveia, João P.
Lourenço, Paulo B.
Data2007
EditoraUniversidade do Porto. Faculdade de Engenharia (FEUP)
CitaçãoCONGRESSO DE SISMOLOGIA E ENGENHARIA SÍSMICA, 7, Porto, Portugal, 2007 – “Sísmica 2007 : actas”. [Porto : FEUP, 2007].
Resumo(s)Sendo esperado um interesse pelo processo de dimensionamento de estruturas de alvenaria e o seu comportamento quando sujeitas a acções sísmicas, com base no Eurocódigo 6 (EC6 [1]) e o Eurocódigo 8 (EC8 [2]), entende-se oportuno neste âmbito fazer referência a um trabalho de investigação experimental que têm vindo a ser realizado na Universidade do Minho. Efectua-se uma análise dos resultados experimentais obtidos em paredes de alvenaria simples, armadas e confinadas executadas com blocos de betão leve, sujeitas a acções cíclicas no plano. É feita uma discussão comparativa da resposta em termos dos modos de rotura e dos padrões de fendilhação verificados com o incremento gradual de deslocamentos horizontais por ciclo e dos resultados carga-deslocamento obtidos experimentalmente com a consequente determinação de diagramas teóricos para comparação das soluções construtivas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9133
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-EST - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gouveia4.pdfartigo1,99 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID