Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9139

TítuloEstudo de caracterização mecânica das argamassas de assentamento para alvenaria estrutural
Autor(es)Mohamad, Gihad
Lourenço, Paulo B.
Camões, Aires
Roman, Humberto R.
Palavras-chaveArgamassas de assentamento
Alvenaria estrutural
Propriedades físicas e mecânicas
Data2007
CitaçãoSIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DAS ARGAMASSAS (SBTA), 7, Recife, Brasil, 2007 – “Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas”. [S.l. : s.n., 2007].
Resumo(s)As normas BSI-5628 (BSI,1992) e ASTM C-270 (ASTM,1997) especificam a resistência a compressão como a principal característica mecânica das argamassas de assentamento para alvenaria estrutural. No entanto, este tipo de parâmetro não é suficiente para propiciar um melhor entendimento das complexidades da alvenaria em função da argamassa e, por conseqüência, não é usado como único fator nas simulações computacionais, onde é senso comum que a principal responsável pelas não-linearidades é a junta de assentamento. Este trabalho pretende avaliar o comportamento mecânico das argamassas no estado endurecido, através das propriedades de resistência à compressão, tração na flexão e módulo de elasticidade. Portanto, estabelecer correlações entre os resultados mecânicos de diferentes traços de argamassas, relações água/cimento e geometria da amostra. Para tanto, foram especificados três traços de argamassas, cujas proporções foram designadas em volume. Corpos-de-prova cúbicos, prismáticos e cilíndricos foram moldados e ensaiados. Com base nos resultados experimentais, as principais conclusões obtidas são: existe uma relação potencial entre a resistência a compressão do cubo, cilindro e a resistência à flexão em função da relação água/cimento; a equação que descreve o comportamento entre as resistências dos cubos e cilindros em relação à flexão é exponencial; a função linear é a que melhor ajusta os valores médios do módulo de elasticidade em função da resistência à compressão.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9139
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-EST - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mohamad2.pdfartigo454,98 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID