Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92342

TítuloBeauty and the beast: reading proposals in object-book format
Outro(s) título(s)A bela e o monstro: propostas de leitura em formato de livro-objeto
Autor(es)Martins, Diana Maria
Silva, Sara Raquel Reis da
Palavras-chaveChildren's literature
Object-book
The Beauty and The Beast
Materiality
Literatura infantil
Livro-objeto
A bela e o monstro
Materialidade
Data2024
EditoraEditora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem)
RevistaActa Scientiarum. Language and Culture
CitaçãoSILVA, Sara Reis da e MARTINS, Diana (2024). «Beauty and the beast: reading proposals in object-book format» in Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 46, e67993, pp. 1-10 Doi: 10.4025/actascilangcult.v46i1.67993
Resumo(s)The published offer aimed at children up to six years old has undergone exponential growth in recent decades, mainly those which give particular meaning to the materiality associated with the emotional and playful exploration of reading and contact with books as objects, frequently close to that of toys. We propose to analyze four object-books as part of this trend, often with a recreational and parodistic propensity dedicated to the rewriting or recovery of narratives constantly present in the oral tradition, in this concrete case arising from the short story Beauty and the beast popularized, in 1756, by Jeanne-Marie Leprince de Beaumont (1711–1780). The selected books, which are potentially addressed to pre-readers and early readers, show significant care in terms of editorial finishing, but also with regard to the markedly softened verbal-iconic recreation and, in certain cases, close to the universe of play for the instigations which they proposed. In these cases, the act of reading has a particular performative and experiential value, as we will endeavor to show.
Nas últimas décadas, vem sendo exponencial a oferta editorial dirigida a crianças até seis anos de idade que concede uma particular significância à materialidade associada à exploração emocional e lúdica da leitura e do contato com o livro enquanto objeto, não raras vezes, próximo do brinquedo. Propomo-nos analisar quatro livros-objeto inscritos nesta tendência, não raras vezes, de propensão recreativa e parodística dedicada à reescrita ou à recuperação de narrativas constantes na tradição oral, neste caso concreto arquitetados a partir do conto A bela e o monstro, popularizado, em 1725, por Jeanne-Marie Leprince de Beaumont (1711-1780). Os volumes selecionados, sendo potencialmente endereçados a pré-leitores e leitores iniciais, ostentam um significativo cuidado ao nível do acabamento editorial, mas também no que respeita à recriação verbo-icônica marcadamente suavizada e, em certos casos, próxima do universo do jogo pelas instigações que aí se propõem. O ato de leitura aufere, nestes casos, um particular valor performativo e experiencial, como procuraremos evidenciar.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92342
DOI10.4025/actascilangcult.v46i1.67993
e-ISSN1983-4683
Versão da editorahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/67993
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
The Beauty and the Beast.pdf442,95 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID