Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/9249

TitleNo barco de Teseu: a suspeita da transformação nas óperas de Richard Strauss e Hugo von Hofmannsthal
Author(s)Moura, Vítor
KeywordsÓpera
Richard Strauss
Hofmannsthal
Estética
Metamorfose
Issue date1998
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
CitationMACEDO, Ana Gabriela, org. - “A mulher, o louco e a máquina”. Braga : Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 1998. ISBN 972-96478-4-4. p. 157-185.
Abstract(s)A textura dramática e musical deste momento assenta sobre aquela dupla entrega relutante. Tanto Ariana como Baco foram vítimas de logros, ambos foram transformados por aqueles que os traíram e já não sabem como reagir ao próprio momento da transformação. Querem monitorizá-la, medir as suas fases e registar o acme em que exactamente, como no clic de um interruptor, ela se dá. Este texto visa a observação e contextualização desta ambição paradoxal: registar o que se transforma, mas com a consciência de que a transformação se dá no próprio registo. As obras conjuntas de Strauss e Hofmannsthal apresentam este jogo conceptual como um tema recorrente e o fulgor da sua produção conjunta alimenta-se dele e alimenta-o admiravelmente.
TypeBook part
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9249
ISBN972-96478-4-4
AccessOpen access
Appears in Collections:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Strauß-Hof.pdf178,71 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID