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https://hdl.handle.net/1822/9297
Título: | Concepções de professores sobre Educação Ambiental : identificação de dimensões “ecocêntrica”, antropocênctrica” e “sentimental” |
Autor(es): | Tracana, Rosa Branca Ferreira, Maria Eduarda Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Educação Ambiental Professores |
Data: | Mai-2009 |
Editora: | Universidade dos Açores Universidade do Minho |
Citação: | PEREIRA, Beatriz [et at.], coord. – “Actas do Vº Seminário Internacional [e do] IIº Ibero Americano de Educação Física, Lazer, Ponta Delgada, Açores, 2009” [CD-ROM]. [Ponta Delgada : Universidade dos Açores, 2009]. |
Resumo(s): | O projecto europeu FP6 Biohead-Citizen “Biology Health and Environmental education for better citizenship” (STREP, CIT2-CT2004-506015, Carvalho et al. 2004) é constituído por 19 países e tem como um dos principais objectivos analisar as eventuais diferenças entre as concepções de professores e futuros professores no que diz respeito à educação ambiental, associando com parâmetros controlados como a formação académica, a religião, o ponto de vista político e o contexto sociocultural. No presente estudo analisámos a amostra portuguesa constituída por 6 grupos de professores e futuros professores: professores em exercício (In-P) do 1º ciclo do ensino básico e futuros professores (Pre-P, ainda alunos universitários finalistas); professores e futuros professores de Biologia do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário (In-B e Pre-B), e de Língua nacional (In-L e Pre-L). A análise estatística multivariada (ACM) e a análise de componente principal (ACP) permitiram identificar três grupos de respostas às questões: a concepção “sentimentocêntrica”, a concepção “ecocêntrica” (ou de preservação) e a concepção antropocêntrica (ou de utilização). No que diz respeito às questões sobre “sentimentos” os professores apresentam-se equitativamente distribuídos nas respostas “Concordo” e “Discordo”, no entanto eles concordam mais com a preservação do que com a utilização, o que demonstra que têm uma atitude mais “ecocêntrica” do que “antropocêntrica”. A análise between group mostrou que os professores de Língua Portuguesa tendem a estar mais próximos da “utilização” do que os professores e futuros professores de Biologia e do 1º ciclo, que têm uma posição mais próxima da “preservação”. A comparação com outros países do projecto Biohead-Citizen pode vir a trazer interessantes pistas para se encontrarem aspectos sociais, económico e/ou religiosos que possam influenciar as perspectivas dos professores sobre a preservação-utilização do ambiente. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9297 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas DCILM - Livros de Actas |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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EdFLazSaude_Tracana.pdf | Artigo | 268,39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |