Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9378

TítuloFrictorq, tribómetro para avaliação objectiva de superfícies texteis
Autor(es)Lima, Mário
Silva, Luís F.
Vasconcelos, Rosa
Martins, Jorge
Hes, Lubos
Palavras-chaveFrictorq
Superfícies têxteis
Data2005
CitaçãoCONGRESSO IBÉRICO DE TRIBOLOGIA, 3, Guimarães, 2005 – “IBERTRIB 2005 : III Congresso Ibérico de Tribologia : actas” [CD- ROM]. Guimarães : Universidade do Minho, 2005.
Resumo(s)Muitos materiais têxteis, senão mesmo a sua grande maioria, são usados ou então em contacto com o ser humano. são inumeras as aplicações em que os materiais estão em contacto com o corpo e as mãos, como é o caso do vestuário e dos têxteis lar, e mesmo os têxtais técnicos em algumas aplicações especiais, entre outras. O conceito de vestuário, assim visto como a nossa segunda pele, está intimamente relacionado com enorme variedade de tecidos, que surgem, naturalmente, em função das exigencias e das voluções da moda. neste sentido, e com especial ênfase no vestuário, existem vários parâmetros que permitem avaliar a qualidade e a aplicabilidade de tecidos. o coeficiente de atrito é um desses parâmetros, sendo um dos principais indicadores para avaliação objectiva de um conceito vulgarmente conhecido por toque. Este artigo pretende rever os principais desenvolvimentos que conduziram à concepção, construção e aperfeiçoamento de um aparelho para a medição do coeficiente de atrito de tecidos, que fosse de utilização simples, preciso e com um custo aceitável. de acordo com os ultimos desenvolvimentos, também aqui analisados e discutidos, é possivel concluir que o protótipo concebido é preciso e fiável, mostrando os resultados obtidos um comportamento comparável com outro instrumento com reconhecimento mundial, o sistema japonês Kes(Kawabata Evaluation System)
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9378
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DET/2C2T - Comunicações em congressos internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Frictorq, tribómetro para avaliação objectiva de superfícies têxteis.pdf681,87 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID