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TítuloO papel do jornalismo desportivo na hegemonia do futebol : observações e reflexões de um estágio no diário desportivo O Jogo
Autor(es)Macedo, Anabela Semanas
Orientador(es)Fidalgo, Joaquim
Data28-Jul-2008
Resumo(s)Em “O papel do jornalismo desportivo na hegemonia do futebol”, pretendo explanar algumas particularidades do jornalismo desportivo, com base numa experiência de estágio de três meses, no jornal O Jogo. O estágio deixou-me um legado de vivências, que me proponho, agora, a descrever, com uma sustentação teórica. A minha experiência na secção FC Porto do diário desportivo O Jogo levantou-me alguns motivos de reflexão. Refiro-me a algumas particularidades do jornalismo desportivo, das quais só depois de três meses inserida neste meio, me apercebi. Agora, tenciono debater e teorizar algumas questões que surtiram durante esse período tão empírico e desvendar alguns mistérios do jornalismo desportivo, que também a mim se revelaram pela primeira vez. Durante a minha experiência de estágio estive inserida na secção FC Porto e, como tal, o futebol esteve sempre por perto. Se a priori, constatava que os jornais desportivos destacam o futebol sobre todas as outras modalidades desportivas, após este estágio retirei algumas explicações para este facto. Apercebi-me da força que o futebol tem em Portugal, completamente distinta de qualquer modalidade desportiva. O futebol é apaixonante e emotivo; representa um mundo de sonhos e suposições, com o abstracto e desconhecido desfecho dos resultados; é visto como o orgulho da Nação; os futebolistas são estrelas, com um sucesso equiparável ao que de melhor tem Hollywood. Depois, a comunicação social faz tudo para fortalecer ainda mais esta paixão que as pessoas nutrem pelo futebol, ao suscitar uma empatia entre as pessoas e o futebol. Existe uma forte interactividade entre o futebol e a comunicação social, em que estão dependentes um do outro, o que levou à hegemonia do futebol. As outras modalidades desportivas não foram promovidas de modo a terem uma expansão mundial equiparável. E o futebol mediatizou-se, com a televisão a levá-lo a um patamar inalcançável por nenhuma outra modalidade desportiva.
On "The sportive journalism role in football’s hegemony" I intend to explain some particularities of the sportive journalism, based on a traineeship for three months, in the periodical O Jogo. The apprenticeship has left me a legacy of experiences, which I now propose myself, to describe, with a theoretical support. My experience at FC Porto’s section of the daily sportive O Jogo raised me some reasons of reflection. I refer to some peculiarities of sportive journalism, of which I only realized three months after being inserted in this ambiance. Now, I intend to discuss and theorize some questions that emerged during this so empirical period, and to unveil some mysteries of the sportive journalism, which I came across for the first time. During my traineeship, I stayed in FC Porto’s section and, as such, football was always around. If, a priori, I realized that the sportive periodicals enhanced football over other sports, after this traineeship I extracted some explanations for this fact. I accomplished that the power that football has in Portugal is completely distinct from other sports. Football is exciting and emotive; it represents a world of dreams and assumptions, with the abstract and unknown outcome of the results; it is seen as the pride of the Nation; the footballers are stars, with an equiparable success to the best that Hollywood might have. Afterwards, the media do everything to strengthen even more this passion that people nourish for football, by arising an empathy between people and football. There is a strong interactivity between football and social communication, in which they depend on each other and has led to the football’s hegemony. The other sports were not sufficiently supported in order to achieve an equiparable expansion worldwide. And football got broadcasted, with the television taking it into an unattainable stage for any other sports.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9515
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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