Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9565

TítuloPalavras iniciais [em] "O conhecimento (tácito) histórico: polifonia de alunos e professores"
Autor(es)Melo, Maria do Céu
Data2009
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoMELO, Maria do Céu de, org. - "O conhecimento (tácito) histórico : polifonia de alunos e professores". Braga : Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, 2009. ISBN 978-972-8746-68-1. p. 5-11.
Resumo(s)Definimos o "conhecimento (tácito) substantivo histórico" como um conjunto de proposições que versam aspectos da História, construídas a partir de uma pluralidade de experiências pessoais idiossincráticas, sociais e escolares, e ou mediatizadas pela fruição de artefactos expressivos e comunicativos. O adjectivante tácito deve-se ao facto de que os indivíduos não o reconhecerem como independentes e/ou concorrente com o conhecimento científico ou curricular. A decisão de o estudar adveio da necessidade de discutir o pressuposto enraizado de que os alunos e os professores falam (ou desejam falar) da "mesma" História, e de promover o desenvolvimento de saberes e competências adstritas ao pensamento crítico face à (nossa) construção do conhecimento histórico. A escolha do conceito musical de "polifonia", como definidor de uma forma de olhar ( e estar no) o ensino da História, deve-se ao desejo de relevar uma postura plural que nos caracteriza enquanto grupo. Este termo musical aplica-se à sobreposição de várias linhas melódicas sendo o princípio inverso o da monodia, que não faz intervir senão uma única voz ou várias vozes em uníssono. O termo polifonia deve ser utilizado somente quando todas as vozes apresentam o mesmo "peso" dentro da estrutura musical. A palavra vem do grego e significa várias vozes.
TipoLivro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9565
ISBN978-972-8746-68-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Edições CIEd

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Caderno CIEd nº7 Capa, pp.01-11.pdfCapa, Índice e Palavras Iniciais519 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID