Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/9592
Título: | Conhecer e utilizar a Web 2.0: um estudo com professores do 2º, 3º Ciclos e Secundário |
Autor(es): | Costa, Jorge Manuel Figueiredo Ferreira, José Carlos Domingues, Luísa Tavares, Tiago Diegues, Vítor Coutinho, Clara Pereira |
Palavras-chave: | Web 2.0 Survey |
Data: | Set-2009 |
Citação: | SILVA, B. [et al.], orgs. - “Actas do X Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia, Braga, 2009.” Braga : Edições CIED, 2009. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5614-5630. |
Resumo(s): | O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web, estando agora mais próximo da visão original de Tim Berners-Lee, isto é, a Web como espaço de colaboração, meio de interacção, comunicação global e compartilhamento de informações, construindo aquilo que ignamos por inteligência colectiva. O “trunfo” da Web 2.0 reside na facilidade de publicação e rapidez no armazenamento de textos e ficheiros, tornando-a num ambiente social e acessível a todos os utilizadores, um espaço onde cada um selecciona e controla a informação de acordo com as suas necessidades e interesses. Tendo como base este quadro conceptual foi desenvolvido um survey em que se procurou saber se os professores do 2º, 3º Ciclos e Secundário conhecem ferramentas da Web 2.0 e se as utilizam na sua prática lectiva. Participaram no estudo professores do 2º e 3º Ciclos do ensino básico e do ensino secundário de quatro escolas públicas da zona norte do país. Com base nos resultados obtidos, concluímos que a Web 2.0 é, na generalidade, ainda pouco conhecida da classe docente, sendo algumas das suas ferramentas completamente desconhecidas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9592 |
ISBN: | 978-972-8746-71-1 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ConhecerWEb2.0pdf.pdf | 979,02 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |