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https://hdl.handle.net/1822/9694
Título: | Análise do “uso de recursos” nos manuais escolares portugueses e moçambicanos |
Autor(es): | Tracana, Rosa Branca Ferreira, Cláudia Ferreira, Maria Eduarda Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Manuais escolares Educação ambiental Uso de recursos Livro didático |
Data: | 2007 |
Editora: | Escola Superior de Educação da Guarda |
Revista: | Revista Científica da Escola Superior de Educação da Guarda |
Citação: | "Revista Científica da Escola Superior de Educação da Guarda". ISSN 1646-119. 4:2 (2007) 133-148. |
Resumo(s): | Os recursos naturais são cruciais para o funcionamento da economia e para a qualidade de vida das populações. O objectivo do presente estudo foi proceder a uma análise comparativa da abordagem do tema “Uso de recursos” no ensino básico Português e Moçambicano, dando especial atenção à análise de duas concepções: (i) “Responsabilidade Individual vs Social”, dando ênfase às “estratégias de prevenção no desperdício dos recursos e na gestão dos mesmos”, e (ii) “Homem como convidado da natureza e ambiente vs Homem como Dono da Natureza e Ambiente”, examinando a “disponibilidade dos recursos, sustentabilidade e equidade”. Os resultados mostraram que nos manuais escolares não é dada ênfase à responsabilidade individual e social nas questões ambientais e que o conceito de sustentabilidade não é evidenciado. Nestes aspectos não se encontraram grandes diferenças entre os manuais de Ciências e os de Geografia. Os manuais portugueses dão maior ênfase à Poluição e Uso de Recursos enquanto que os moçambicanos apresentam maior preocupação e envolvimento na Gestão do Uso dos Recursos. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9694 |
ISSN: | 1646-1193 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) DCILM - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ESE_Uso de recursos.pdf | Artigo | 159,4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |