Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9849

TítuloAudiovideografia e cultura audiovisual: um estudo de caso com alunos do 9º ano do ensino básico, em educação visual, no âmbito do projecto curricular de turma
Autor(es)Oliveira, Anabela Dias da Costa
Oliveira, Lia Raquel
Palavras-chaveCinema educativo
Podcast vídeo
Educação para os media
Cultura audiovisual
Vídeo educativo
Motivação
Educational cinema
Educational video
Audiovisual culture
Media education
Motivation
Data2009
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência do Projecto Nónio Século XXI
CitaçãoDIAS, P. ; OSÓRIO, A. J., ed. lit. – “Challenges 2009 : actas da Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, 6, Braga, 2009”. Braga : Centro de Competência Nónio Séc. XXI da Universidade do Minho, 2009. p. 1613-1618.
Resumo(s)Apresenta-se uma investigação que pretende observar e avaliar a utilização da audiovideografia em contexto escolar, em Educação Visual, no âmbito do Projecto Curricular de Turma (PCT) de alunos do 9º ano de escolaridade. Se dotarmos os jovens de conhecimentos sobre a linguagem audiovisual e os sensibilizarmos para o seu poder, estamos a contribuir para que se tornem receptores mais conscientes, mais críticos, mais reflexivos e mais sensíveis. Se os incentivarmos a usarem a tecnologia audiovisual digital como meio de transmissão das suas próprias mensagens e ideias, estamos a contribuir paraa formação de comunicadores mais interventivos, mais cívicos e mais criativos. Se dermos espaço e liberdade aos alunos para a produção das suas próprias narrativas audiovisuais e as tornarmos visíveis, o impacto na comunidade escolar será muito positivo, quer pelo diálogo que podem gerar quer pela promoção da linguagem audiovisual na escola.
We present a research that aims to observe and evaluate audiovisual practices in school, in Visual Education within the Class Curriculum Project, with students from 9th grade. If Knowledge about audiovisual language is provided to young people and if they became aware of its power, they can be more critical, more reflective and more sensitive. If they are encouraged to use audiovisual digital technology to express their own messages and ideas, they will be better prepared to face our technological society. If they are free to produce their own audiovisual stories and make them visible to others, the impact on the school community will be positive for the promotion of audiovisual language and media culture.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9849
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID