Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/9850
Título: | Audiovideografia e aprendizagem: um estudo de caso com alunos do 6º ano do ensino básico, em área de projecto |
Autor(es): | Costa, Ângela Manuela Pereira Oliveira, Lia Raquel Ferreira, Maria José Rodrigues Cunha |
Palavras-chave: | Audiovideografia |
Data: | 2009 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | SILVA, B. [et. al.], org. – “Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia : actas do Congresso, 10, Braga, Portugal, 2009”. Braga : CIEd - Universidade do Minho. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5514-5525. |
Resumo(s): | Até que ponto a audiovideografia (realização de filmes pelos alunos, passando por todas a fases de concepção, produção e realização) pode ser mediadora de novas formas de aprendizagem? Será que a actividade de audiovideografia contribui para uma melhor compreensão dos assuntos abordados e para uma aprendizagem significativa? Para tentar dar resposta a estas questões constitui-se um estudo de caso, de natureza qualitativa, em ambiente de investigação-acção crítica, na área curricular não disciplinar de Área de Projecto no qual participaram 27 alunos do 6º ano. Os objectivos foram os seguintes: introduzir as tecnologias de vídeo digital no espaço escolar; explorar as possibilidades destas tecnologias como complemento da prática lectiva; verificar até que ponto estas práticas educativas são motivadoras para os alunos; possibilitar aos alunos a passagem de consumidores a produtores de informação; consciencializá-los para a importância do trabalho cooperativo. A produção orientada de videogramas temáticos pelos alunos desenvolveu nestes diferentes competências e destrezas importantes para as suas vidas: ao estarem envolvidos em actividades de grupo e de projecto aprenderam a decodificar/codificar a linguagem audiovisual e a mediatização do conhecimento operada por esta linguagem. Desenvolveram também espírito de cooperação em equipa e passaram a encarar a escola de forma mais satisfatória. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9850 |
ISBN: | 978-972-8746-71-1 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
galaico_09_angela.pdf | 384,57 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |