Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9850

TítuloAudiovideografia e aprendizagem: um estudo de caso com alunos do 6º ano do ensino básico, em área de projecto
Autor(es)Costa, Ângela Manuela Pereira
Oliveira, Lia Raquel
Ferreira, Maria José Rodrigues Cunha
Palavras-chaveAudiovideografia
Data2009
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoSILVA, B. [et. al.], org. – “Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia : actas do Congresso, 10, Braga, Portugal, 2009”. Braga : CIEd - Universidade do Minho. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5514-5525.
Resumo(s)Até que ponto a audiovideografia (realização de filmes pelos alunos, passando por todas a fases de concepção, produção e realização) pode ser mediadora de novas formas de aprendizagem? Será que a actividade de audiovideografia contribui para uma melhor compreensão dos assuntos abordados e para uma aprendizagem significativa? Para tentar dar resposta a estas questões constitui-se um estudo de caso, de natureza qualitativa, em ambiente de investigação-acção crítica, na área curricular não disciplinar de Área de Projecto no qual participaram 27 alunos do 6º ano. Os objectivos foram os seguintes: introduzir as tecnologias de vídeo digital no espaço escolar; explorar as possibilidades destas tecnologias como complemento da prática lectiva; verificar até que ponto estas práticas educativas são motivadoras para os alunos; possibilitar aos alunos a passagem de consumidores a produtores de informação; consciencializá-los para a importância do trabalho cooperativo. A produção orientada de videogramas temáticos pelos alunos desenvolveu nestes diferentes competências e destrezas importantes para as suas vidas: ao estarem envolvidos em actividades de grupo e de projecto aprenderam a decodificar/codificar a linguagem audiovisual e a mediatização do conhecimento operada por esta linguagem. Desenvolveram também espírito de cooperação em equipa e passaram a encarar a escola de forma mais satisfatória.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9850
ISBN978-972-8746-71-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
galaico_09_angela.pdf384,57 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID