Sobre o RepositóriUM


O RepositóriUM é o repositório institucional da Universidade do Minho e foi constituído com o objetivo de armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual da Universidade do Minho em formato digital.

Pretende reunir num único sítio o conjunto das publicações científicas da universidade, contribuindo para o acréscimo do impacto da investigação desenvolvida na instituição, incrementando a sua visibilidade e dos que nela trabalham, bem como garantir a preservação da memória intelectual da Universidade do Minho.

Mais informações

+ Da ideia à concretização

A génese do processo que levou à concretização do RepositóriUM - repositório institucional da Universidade do Minho, em 2003, pode ser situada cerca de um ano antes. De facto, os Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) cristalizaram a ideia da criação de um repositório em finais de 2002. Podendo ser apontados três elementos inspiradores que convergiram para a criação de um repositório institucional na Universidade do Minho (UMinho).

Em primeiro lugar, a leitura, pelo então novo diretor dos SDUM, da publicação SPARC Position Paper sobre os repositórios institucionais. Este contacto inicial com o conceito e com as tecnologias associadas aos repositórios permitiu transformar uma ideia pré-existente de desenvolvimento de um sistema para acolher teses e dissertações digitais, na da criação de um repositório institucional destinado a toda produção intelectual da UMinho. O segundo elemento inspirador, resultou da participação de um membro dos SDUM no Workshop promovido pelo Open Archives Forum que decorreu em Lisboa em 6 e 7 de Dezembro de 2002, foi um maior conhecimento do protocolo OAI-PMH, da sua importância e aplicabilidade no contexto dos SDUM. Finalmente, o desafio lançado pelo governo português, através da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), às universidades portuguesas para que apresentassem ideias e projetos no quadro de uma iniciativa de modernização que o governo pretendia lançar em 2003. Do contacto da UMIC com a UMinho, em Dezembro de 2002, resultou também um desafio da Reitoria aos SDUM para que apresentassem um projeto a ser integrado na candidatura da UMinho ao programa e-U Campus Virtual, como seria posteriormente designado. Destas três circunstâncias resultou a decisão da criação de um repositório institucional da Universidade do Minho, que foi inserido no plano de atividades dos SDUM para 2003 e integrado como um dos projetos da candidatura da UMinho ao programa e-U.

Uma das primeiras fases do projecto consistiu na instalação, configuração e tradução para a língua portuguesa da plataforma DSpace, sistema Open Source desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pela Hewlett-Packard (HP).

As étapas seguintes consistiram numa fase piloto de carregamento de teses e dissertações, defendidas na Universidade do Minho dos últimos anos, bem como de outros documentos (artigos, relatórios, working papers, etc.) produzidos por quatro comunidades piloto que, em regime experimental, utilizaram o RepositóriUM nesse período.

A última fase do processo de criação do RepositóriUM, ou seja a apresentação e abertura oficial, teve o seu epílogo no dia 20 de Novembro de 2003. Nesse dia, realizou-se no Salão Nobre da Universidade do Minho uma pequena cerimónia, presidida pelo Reitor da Universidade do Minho e com a presença de vários membros da comunidade académica e dos media, através da qual, o RepositóriUM foi aberto publicamente, ficando acessível para toda a UMinho e para o público em geral. No dia da sua apresentação pública o RepositóriUM reunia 280 documentos e constituiu-se como a primeira instalação a nível mundial de um repositório de língua portuguesa a entrar em funcionamento com base na plataforma DSpace.

Consultar documentos e bibliografia sobre o RepositóriUM

+ Organização e funcionamento

O RepositóriUM está organizado em torno de comunidades que correspondem às unidades orgânicas (Escolas, Departamentos e Centros de Investigação) da Universidade do Minho. Cada comunidade pode reunir os seus documentos em diferentes coleções. Dentro de cada coleção pode haver um número ilimitado de documentos.

Com esta organização, o RepositóriUM permite às comunidades uma grande flexibilidade na decisão sobre a sua própria estrutura, bem como sobre as políticas e o fluxo de depósito de documentos (quem pode depositar, existência ou não de processo de revisão) e de acesso (em princípio acesso aberto, mas que pode ser em estatutos mais restritos, para alguns documentos ou coleções, se necessário) à sua produção científica.

Cada comunidade possui uma página própria com informação, noticias e apontadores que refletem os seus interesses, bem como uma listagem das coleções dentro de cada comunidade.

+ O que pode encontrar no RepositóriUM?

No RepositóriUM pode encontrar diversos tipos de documentos, em formato digital, resultantes das atividades de ensino e investigação desenvolvidas na Universidade do Minho.

Os artigos de revistas científicas, as comunicações a congressos e conferências, as teses de doutoramento e as dissertações mestrado constituem a maioria dos documentos depositados no RepositóriUM. Neste momento o RepositóriUM reúne documentos de todas as áreas científicas existentes na Universidade do Minho.

Recordamos que o RepositóriUM está a crescer constantemente, com novos documentos depositados regularmente. Caso não encontre o que pretende pode ainda consultar o Catálogo Geral dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

+ Como pode aderir ao RepositóriUM?

Se dirige ou pertence a uma unidade orgânica que pretende constituir uma comunidade no RepositóriUM, teremos todo o prazer em apoiar esse processo.

Se é membro de uma unidade orgânica que ainda não se constitui como comunidade no RepositóriUM, pode desde já depositar a sua tese ou dissertação, bem como artigos em revistas científicas ou comunicações a conferências, nas colecções específicas que criamos para esse efeito.

Em qualquer caso, contacte-nos para iniciar esse processo:

Correio eletrónico: repositorium@sdum.uminho.pt

Telefone: 253604150

+ Como pode depositar no RepositóriUM?

O depósito de documentos deve ser realizado através da comunidade (unidade orgânica) à qual pertence ou está afiliado.

Excecionalmente, para os autores que estejam enquadrados em unidades que não se constituíram em comunidades no RepositóriUM, poderão ser depositados documentos em colecções específicas da Biblioteca da Universidade do Minho.

Para o efeito de atribuição de permissões de depósito deve contactar-nos previamente.

Para informações mais detalhadas sobre o processo de depósito de publicações consulte o Guia de Auto-Arquivo do RepositóriUM.

+ Como depositar teses de doutoramento ou dissertações de mestrado?

Se é autor de uma tese e/ou dissertação aprovada pela Universidade do Minho (UMinho) antes de Janeiro de 2004, tem a oportunidade de a(s) depositar no RepositóriUM. Comprometemo-nos a preservá-la(s) e a divulgá-la(s), de acordo com a sua vontade.

Para informações mais detalhadas sobre o depósito de teses e dissertações clique aqui.

+ Consultar mais documentos e bibliografia sobre o RepositóriUM