Guia de Auto-Arquivo do RepositóriUM


Carregar (passo 3) Anterior | Seguinte

 
Descrever Descrever Carregar Verificar Licença DeGóis Concluir

Carregar ficheiro topo

Existem dois métodos para introduzir o ficheiro que pretende carregar:

Introduza o nome do ficheiro e respectivo "caminho" de acesso, na caixa de diálogo, e em seguida pressione o botão "Seguinte" localizado no canto inferior direito do ecrã.

Pressione o botão "Procurar" e aparecerá uma janela com os seus ficheiros. Navegue através das pastas/directorias até encontrar o ficheiro que pretende carregar. Seleccione o ficheiro pretendido e clique em "Abrir".

Imagem do ecrã descrito

Se o ficheiro apresentado é o ficheiro que seleccionou, seleccione o botão "Próximo" para prosseguir, ou "Cancelar/Gravar " para cancelar ou gravar o seu depósito.


Carregar vários ficheiros topo

Se o depósito que está a efectuar tiver mais do que um ficheiro para carregar, tem uma caixa de entrada designada "Descrição do Ficheiro". A informação que for introduzida aqui ajudará os utilizadores a entenderem que tipo de informação está armazenada em cada ficheiro, por exemplo: "Documento principal", ou "Imagens" ou "Programa de computador" ou "Dados". Introduza uma descrição para cada ficheiro e seleccione o botão "Seguinte" para continuar.

Imagem do ecrã descrito


Versões do ficheiro topo

Atualmente, um número significativo e crescente de editores/revistas científicas já permitem alguma forma de depósito/auto-arquivo dos artigos que publicam. Com o intuito de um maior esclarecimento público sobre políticas de copyright e de auto-arquivo de editores/revistas, já existem serviços de referência como é exemplo o serviço SHERPA/RoMEO: http://www.sherpa.ac.uk/romeo/index.php?la=pt

Em alguns casos, os editores/revistas não permitem que o autor utilize o PDF final da revista, mas permitem, por exemplo, que o autor utilize ou produza uma versão pessoal do “postprint” para o depósito/auto-arquivo num repositório. Existem também editores/revistas que permitem aos autores a utilização da versão PDF final, porque pretendem que a disseminação desses artigos possua uma aparência profissional ou similar ao estilo editorial.

Com o intuito de facilitar a seleção do tipo de versão que pode auto-arquivar, o RepositóriUM apresenta-lhe nesta etapa informação relevante com base numa API do serviço SHERPA/RoMEO.

API SHERPA/RoMEO

NOTA IMPORTANTE: Para que funcione corretamente será necessário que tenha preenchido o campo ISSN na primeira etapa de descrição e que já exista informação disponível sobre a publicação em questão.


Formatos de ficheiros topo

Para arquivar devidamente e permitir acesso a um ficheiro, é necessário saber qual é o seu formato: por exemplo., "PDF" ou "HTML", ou "Microsoft Word". Se o sistema não reconhecer automaticamente o formato do ficheiro, ser-lhe-á solicitado que o identifique. Se o formato do ficheiro aparecer na lista fornecida, seleccione-o e pressione o botão "Depositar". Caso não encontre o formato na lista, seleccione "Formato não consta na lista", e descreva o formato na caixa de texto, localizada no fundo da página. Lembre-se de dar o nome da aplicação utilizada para criar o ficheiro, bem como a versão de aplicação, por exemplo: "Autodesk AutoCad R20 para UNIX".

Para obter mais informações sobre formatos de ficheiros, pode aceder à ligação: Formatos suportados pelo RepositóriUM.


Ficheiro carregado topo

Depois de carregar um ficheiro verifique a informação apresentada na tabela para se assegurar que está correto. Existem duas formas de verificar se os ficheiros foram corretamente carregados:

Imagem do ecrã descrito

Mostrar checksums

Se está apenas a carregar um ficheiro, pressione o botão "Seguinte" quando estiver seguro que ficheiro foi carregado correctamente.

Adicionar Outro Ficheiro

Se está a carregar mais que um ficheiro, pressione o botão "Adicionar outro ficheiro" e repita o processo. Quando estiver seguro de que todos os ficheiros foram carregados correctamente, pressione o botão "Seguinte".


  Anterior | Seguinte