Data | Título | Autor(es) | Tipo | Acesso |
Jun-2014 | Alicerces da aprendizagem da leitura e da escrita | Viana, Fernanda Leopoldina; Sucena, Ana; Ribeiro, Iolanda, et al. | Capítulo de livro | Acesso restrito UMinho |
2018 | Caracterização da consciência fonológica e rastreio de dificuldades de linguagem em alunos do 1º e 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo exploratório no distrito de Braga | Batista, Elisabete Maria Dias | Dissertação de mestrado | Acesso restrito UMinho |
2018 | Caracterização da consciência fonológica em crianças com implante coclear do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo exploratório nacional | Cunha, Ana Margarida Lopes | Dissertação de mestrado | Acesso restrito UMinho |
2013 | Comunicação e linguagem na creche e no jardim de infância : alguns desafios | Coelho, Ana Rafaela da Costa | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
22-Fev-2010 | Dificuldades de aprendizagem específicas centradas na leitura e práticas eficazes de intervenção | Martins, Maria Conceição Pacheco Sampaio | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2021 | Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura | Matias, Helena Carina Ferreira | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2018 | O efeito do uso de imagens na avaliação da consciência fonológica | Carviçais, Sofia Figueiredo | Dissertação de mestrado | Acesso restrito UMinho |
2016 | Literacia pré-escolar e desempenho na leitura na instrução primária | Pinto, Patrícia; Lopes, João A. | Artigo | Acesso aberto |
2013 | Manipulativos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com cinco anos: um esudo de caso com o interface TOK | Oliveira, Andreia Margarida Boucela Carvalho de | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
Out-2020 | Manual de aplicação e de cotação das Provas de Rastreio - 1.º ano | Versão 3 2020 - prova em papel | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene Maria Dias, et al. | Publicação pedagógica | Acesso restrito autor |
2019 | Manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 1º ano, versão 2 | Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra, et al. | Publicação pedagógica | Acesso restrito UMinho |
Jan-2020 | A “maturidade” para aprender a ler: contributos para uma reflexão | Ferraz, Inês Patrícia Rodrigues; Viana, Fernanda Leopoldina; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Dias | Artigo | Acesso aberto |
2018 | Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar | Ferraz, Inês Patrícia Rodrigues; Viana, Fernanda Leopoldina; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias | Artigo | Acesso aberto |
Abr-2021 | PACOF - Prova de Avaliação da Consciência Fonológica. Guia do Utilizador | Meira, Angela; Cadime, Irene Maria Dias; Viana, Fernanda Leopoldina, et al. | Livro | Acesso restrito autor |
Abr-2021 | PACOF - Prova de Avaliação da Consciência Fonológica: manual técnico | Meira, Ângela; Cadime, Irene Maria Dias; Viana, Fernanda Leopoldina, et al. | Livro | Acesso restrito autor |
2021 | Preditores da leitura em crianças portuguesas com e sem historial de perturbação do desenvolvimento de linguagem | Gonçalves, João Filipe Nogueira | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2006 | As rimas e consciência fonológica | Viana, Fernanda Leopoldina | Comunicação em painel | Acesso aberto |
2011 | Risco em dificuldades de aprendizagem específicas : um estudo quantitativo sobre a avaliação da consciência fonológica em crianças em idade pré-escolar da Região do Algarve | Chendo, Maria da Conceição Alves | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2017 | “Viagem ao mundo das sílabas”: intervenção na consciência fonológica | Costa, Sónia; Gomes, Susana; Sacadura, Cátia, et al. | Resumo em ata de conferência | Acesso aberto |
2018 | ¿/X/amón o /ɼ/amón?: estudio sobre algunas dificultades fonéticas de los estudiantes portugueses de Español como LE | Santos, Maria Cristina Simões dos | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |