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https://hdl.handle.net/1822/11841
Título: | Convergência da percepção de jovens grávidas e de professores com formação específica em educação sexual sobre a gravidez na adolescência |
Autor(es): | Oliveira, Tânia Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Educação sexual Gravidez na adolescência |
Data: | 2010 |
Editora: | Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação |
Citação: | "Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 9:nº especial (2010) 48. |
Resumo(s): | A gravidez na adolescência é um problema que continua a inquietar pais, professores, técnicos de saúde e os próprios jovens, já que poderão conduzir a problemas de saúde, tanto para os jovens como para os filhos e criar desequilíbrios familiares, psicológicos, económicos e sociais. Neste estudo pretendemos conhecer as percepções de grávidas adolescentes e de professores com formação específica sobre educação sexual. Estudou-se uma população de 30 jovens grávidas e um grupo de 60 professores de uma escola do norte do país, pioneira num projecto de Educação Sexual (ES). Utilizou-se um questionário para as grávidas adolescentes e outro para os professores. Com base nos dados obtidos da Escala do Ambiente Familiar, as grávidas adolescentes de idade superior a 18 anos, comparativamente às mais jovens, revelam maior valor de coerência em todos os itens: coesão, expressividade, conflito, independência, organização e controlo familiar. Os resultados sobre os professores indicam que aquela escola está preparada para dar resposta a esta temática, havendo no entanto diferenças significativas (P<0,05) a nível do género, área de docência, nível de ensino e tempo de docência. Comparando os dados das jovens adolescentes com os dos professores verifica-se que não existem diferenças significativas (P>0.05) na visão de uns e de outros sobre a ES, nomeadamente, na adequação da ES na escola, de quem deve fazer ES e que tipo de aconselhamento se deve fazer a jovens no âmbito da ES. Estes dados sugerem que a formação destes professores os sensibilizou adequadamente para a problemática da gravidez na adolescência. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11841 |
ISSN: | 1645-6084 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) DCILM - Revistas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Psi&Edu_JovensGravidas.pdf | Sumário | 228,42 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |