Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12409
Título: | Ética e justiça na avaliação : a fraude e o 'copianço' no processo ensino/aprendizagem |
Outro(s) título(s): | Ethics and justice : fraude and cheating in the teaching-learning process Ética y justicia en la evaluación : la fraude y la copia en el proceso enseñanza/aprendizaje |
Autor(es): | Gomes, Carlos Alberto |
Palavras-chave: | Ética Ensino Avaliação Pedagogia Competição Teaching Competion Evaluation Pedagogy Ethics Enseñanza Pedagogía Evaluación Competición |
Data: | 2008 |
Editora: | Universidade Metodista de São Paulo. Faculdade de Educação e Letras |
Revista: | Educação & Linguagem |
Citação: | "Educação & Linguagem". ISSN 1415-9902. 11:17 (2008) 147-159. |
Resumo(s): | Neste texto apresenta-se uma breve reflexão sobre a fraude na
avaliação de conhecimentos em contexto escolar e universitário,
salientando suas implicações ético-morais, sociais e culturais. Recusando
qualquer tipo de relativismo ético ou complacência face
a um fenómeno que se considera de extrema gravidade e de pesadas
consequências, a reflexão pretende contribuir para o lançamento
de um debate consequente sobre um tema quase sempre
tratado apenas de forma episódica e essencialmente mediática e
para a adopção de uma politica de combate à fraude e ao ‘copianço’
(‘cola’), em nome da justiça e da qualidade académica,
cívica e democrática do processo de ensino/aprendizagem. This text presents a short reflection on cheating in knowledge assessment in a school or university context, emphasizing its ethical/moral, social, and cultural implications. Rejecting any kind of moral relativism or complacency towards a phenomenon considered extremely serious and of major consequences, this paper aims at contributing to the launching of an ensuing debate on a theme that is almost always dealt with in an episodic and essentially media-driven fashion; a parallel aim is the adoption of a policy of combating fraud and ‘cheating’, in the name of justice and academic, civic and democratic quality in the teaching/learning process. En este texto se presenta una breve reflexión sobre el fraude en la evaluación de conocimientos en contexto escolar y universitario, destacando sus implicaciones ético-morales, sociales y culturales. Rechazando cualquier tipo de relativismo ético o complacencia ante un fenómeno que se considera de extrema gravedad y de pesadas consecuencias, la reflexión pretende contribuir a un debate consecuente sobre un tema casi siempre tratado solamente de forma episódica y esencialmente mediática así como a la adopción de una política de combate al fraude e al acto de copiar, en nombre de la justicia y de la calidad académica, cívica y democrática do proceso de enseñanza/aprendizaje. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/12409 |
ISSN: | 1415-9902 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ética e justiça na avaliação.pdf | Documento principal | 162,2 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |