Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15926
Título: | Aspectos de uma estratégia de implementação do programa de formação contínua em matemática para o desenvolvimento do conhecimento didáctico de professores do 1º CEB |
Autor(es): | Silva, Nuno Miguel Pinto da Fernandes, José António Alves, Maria Palmira |
Palavras-chave: | Programa de formação contínua em matemática Conhecimento didáctico Professores do 1º ciclo do ensino básico Mathematics lifelong learning program (PFCM Knowledge for teaching Primary school teachers |
Data: | Mai-2011 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | Nos últimos anos têm sido tomadas medidas, por parte dos responsáveis
educativos, para minimizar o problema do insucesso escolar a Matemática, incluindose
nessas medidas o Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) para
professores do 1º ciclo do ensino básico. Este programa tem como meta principal a
melhoria das aprendizagens matemáticas dos alunos, apostando no questionamento
das práticas e no aprofundamento do conhecimento matemático e didáctico dos
formandos.
Nesta comunicação, apresentamos parte de uma investigação centrada na
avaliação da influência do PFCM no desenvolvimento e implementação do
conhecimento didáctico, recorrendo a dados da observação das sessões conjuntas e
de aulas de um grupo de 10 formandos.
Em termos de resultados verificámos que os formandos reconheceram algumas das
suas fragilidades, procurando formas de as ultrapassar, consciencializaram-se da
necessidade e importância da reflexão na mudança das suas práticas, dispuseram de
oportunidades para melhorar a sua prática lectiva e reconheceram que a frequência
do PFCM teve uma influência positiva no desenvolvimento do seu conhecimento
didáctico. In the recent years several actions have been taken by the educational authorities to minimize the problem of failure into mathematics. One of them is the mathematics lifelong learning program (PFCM) for the primary school teachers. The main goal of the program is to improve pupil’s mathematical learning focusing on questioning practices and deepening both the mathematical and pedagogical content knowledge of teachers. This paper presents part of a research focused on assessing the influence of the PFCM in the development and implementation of knowledge for teaching, using data from observation of joint sessions and from the classes of a group of 10 teachers. In terms of results we observed that teachers recognized some of their weaknesses, looking for ways to overcome them, were aware of the need and importance of reflection to change their practices, were given opportunities to improve their teaching and acknowledge that the attendance of the PFCM had a positive influence on the development of their knowledge for teaching. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15926 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011 2º Congresso Internacional de Avaliação em Educação.pdf | Documento principal | 1,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |