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https://hdl.handle.net/1822/15951
Título: | Geração digital: ouvindo as crianças falar de oportunidades e riscos online |
Autor(es): | Monteiro, Ana Francisca Osório, António José |
Palavras-chave: | Crianças Internet Oportunidades Riscos Uso Saudável |
Data: | Mai-2011 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Citação: | Monteiro, Ana F.; Osório, António J. (2011). “Geração digital: ouvindo as crianças falar de oportunidades e riscos online.” In Actas da VII Conferência Internacional de TIC Na Educação – Challenges 2011, 1369–1377. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2011 |
Resumo(s): | A investigação sobre a utilização de tecnologias por crianças em Portugal aponta para uma crescente autonomização e individualização do uso da internet. A pesquisa nota ainda existir um desfasamento entre o discurso dos pais e dos filhos quanto às experiências
online dos mais novos, designadamente no que diz respeito às experiências de risco. Evidências desta natureza realçam a importância de apostar em estratégias de intervenção e investigação centradas na perspectiva das próprias crianças. No âmbito da promoção de uma
vivência online saudável, importa integrar a agenda de oportunidades, riscos e segurança que,
na óptica das próprias crianças, orienta a sua relação com os media, designadamente a Internet. Neste texto apresentam-se resultados de uma investigação qualitativa em curso, na qual participaram 16 crianças entre 10 e 12 anos. Research on the use of technology by children in Portugal points to a growing individualization of Internet use. The research also points to a mismatch between the speech of parents and children about the online experience of the young, particularly with regard to the experiences of risk. Evidence of this nature highlights the importance of engaging in research and intervention strategies focused on the perspective of children themselves. In promoting a healthy online experience, acknowledging children´s own agendas is a fundamental step. In this paper we present results from an ongoing qualitative study in which participated 16 children, between 10 and 12 years. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15951 |
ISBN: | 978-972-98456-9-7 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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