Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/17354

TítuloA avaliação na educação pré-escolar : processos e implicações nas práticas das educadoras
Autor(es)Silva, Eugénio Alves da
Cabrita, Adosinda Maria de Sousa Oliveira
Palavras-chaveEducação pré-escolar
Planificação/acção
Avaliação formativa
Práticas pedagógicas
Papel do educador
Data2008
Resumo(s)Este trabalho prende-se fundamentalmente com a constatação consensualmente assumida por um vasto conjunto de profissionais de que, apesar de tanto se elogiar a mudança estratégico/pedagógica do ensino em Portugal, no sentido de constituir uma escola solidária baseada numa dinâmica interactiva, pouco se tem evoluído sobre as questões á volta do acto avaliativo. Pretende-se argumentar e aferir o lugar e a importância da avaliação na prática das educadoras de infância; esclarecer em que medida a avaliação é uma construção partilhada, que passa pelo diálogo, pela comunicação e efeitos a outras entidades, tendo em vista a criação de contextos facilitadores de um percurso educativo e formativo de sucesso; verificar quais as dificuldades encontradas pelas educadoras no que se refere à implementação de dinâmicas de avaliação formativa e formadora e, por último, desenvolver uma compreensão da avaliação como um acto de negociação, aprendizagem, e regulação das suas práticas (...)
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17354
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educação pré-escolar.pdf21,61 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID