Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/17354
Título: | A avaliação na educação pré-escolar : processos e implicações nas práticas das educadoras |
Autor(es): | Silva, Eugénio Alves da Cabrita, Adosinda Maria de Sousa Oliveira |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Planificação/acção Avaliação formativa Práticas pedagógicas Papel do educador |
Data: | 2008 |
Resumo(s): | Este trabalho prende-se fundamentalmente com a constatação consensualmente assumida por um vasto conjunto de profissionais de que, apesar de tanto se elogiar a mudança estratégico/pedagógica do ensino em Portugal, no sentido de constituir uma escola solidária baseada numa dinâmica interactiva, pouco se tem evoluído sobre as questões á volta do acto avaliativo. Pretende-se argumentar e aferir o lugar e a importância da avaliação na prática das educadoras de infância; esclarecer em que medida a avaliação é uma construção partilhada, que passa pelo diálogo, pela comunicação e efeitos a outras entidades, tendo em vista a criação de contextos facilitadores de um percurso educativo e formativo de sucesso; verificar quais as dificuldades encontradas pelas educadoras no que se refere à implementação de dinâmicas de avaliação formativa e formadora e, por último, desenvolver uma compreensão da avaliação como um acto de negociação, aprendizagem, e regulação das suas práticas (...) |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/17354 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação pré-escolar.pdf | 21,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |