Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18753
Título: | Cidade, município e educação : dinâmicas culturais e educativas no município de Ponte de Lima na perspectiva da cidade educadora |
Autor(es): | Dantas, Maria Augusta da Silva Franco |
Orientador(es): | Fernandes, António Manuel de Sousa |
Palavras-chave: | Educação Município Cidadania Cidade Projecto Education Municipality Citizenship City Project |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Na hoje designada Comunidade Educativa, as autarquias podem desempenhar um papel
fundamental no desenvolvimento de políticas de fomento de uma participação cívica activa. Através de
uma colaboração, em parceria, entre todos os agentes da cidade, o conceito “Comunidade Educativa”
deixa de constar apenas na legislação, passando na prática a significar um território comum onde as
responsabilidades de formação e aprendizagem são cooperativamente partilhadas entre os vários
actores educativos.
Este trabalho pretende apresentar os principais projectos/propostas educativos e as
actividades promovidas e/ou apoiadas pelo Município de Ponte de Lima, e que julgamos seguirem os
primeiros passos no sentido pleno de englobar os princípios de uma cidade/sociedade que se pretende
educadora. Embora ainda nos pareça haver um longo caminho a percorrer, acreditamos que os
“sinais” demonstrados no percurso das opções educativas e culturais no concelho reflectem uma
preocupação no sentido de uma sociedade “englobadora” e participativa, voltada para uma cidadania
activa. As for today's designation of "An Educative Community", the municipalities can perform an important role in developing political measures that incentivize to an active and civil participation. By cooperating, in partnership with all the city associations and institutions, the concept of "Educative Community" will stop being only reported in the legislation and therefore might change its meaning to a common territory, where the responsibilities of learning and formation should be shared in a cooperative way between the various members of the local community. This essay analyses the major projects / proposals and educational activities sponsored and / or supported by the Municipality of Ponte de Lima, which we believe follow the first steps towards full embrace of the principles of an educating city/society . Although it seems there is yet a long way to go, we believe that the "signs" shown in the course of educational and cultural options in the county reflect a concern towards a "including" society and participatory, focused on active citizenship. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Associativismo e Animação Sociocultural) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/18753 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Augusta da Silva Franco Dantas.pdf | 2,77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |