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https://hdl.handle.net/1822/20101
Título: | As perspetivas de professores sobre o atendimento aos alunos com dislexia que frequentam a escola regular |
Autor(es): | Silva, Maria Julieta Pereira Vieites |
Orientador(es): | Martins, Ana Paula Loução |
Palavras-chave: | Dificuldades de aprendizagem específicas Dislexia Inclusão Necessidades educativas especiais Metodologia qualitativa Specific learning disabilities Dyslexia Inclusion Special educational needs Qualitative methodology |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | A Dislexia é uma Dificuldade de Aprendizagem Específica da leitura, com repercussões
claras na escrita, cujas características conduzem a efeitos nefastos naquilo que se pretende, ou
seja, o sucesso escolar, pessoal, social e profissional das crianças que a possuem. Sendo os
professores os atores privilegiados no sistema de ensino, dependendo em grande medida das
suas atitudes e crenças, o sucesso ou insucesso da inclusão, este estudo, tem como finalidade
conhecer, descrever e analisar as perspetivas dos professores sobre o atendimento que é
prestado aos alunos com dislexia que frequentam a escola regular. Para o efeito, participaram
neste estudo quatro professores do 3º ciclo de uma EB 2,3 do distrito de Braga, que lecionam
numa turma onde está inserido um aluno com dislexia. O trabalho seguiu uma metodologia
qualitativa com o recurso à entrevista semiestruturada para recolher os dados. Como técnica de
tratamento da informação obtida usei a análise de conteúdo. Os resultados obtidos neste estudo,
são apresentados, numa primeira parte por participante, utilizando o mais possível as suas
palavras e, numa segunda parte sob a forma de cruzamento das suas perspetivas, traçando as
diferenças e as similaridades entre os participantes e interpretando e analisando, à luz da
investigação, as suas perspetivas enquanto grupo.
No global, as perspetivas dos participantes permitem-me concluir que: 1) Todos os
participantes admitiram não ter formação para educarem alunos com dislexia; 2) Os
participantes consideraram que não existem as condições necessárias para o sucesso da
inclusão educativa dos alunos com dislexia; 3) A maioria dos participantes considera que o aluno
com dislexia devia usufruir de apoio no contexto de sala de aula; 4) Os participantes fazem
adequações curriculares tanto no modo como ensinam como no modo como avaliam; 5) Todos
os participantes consideram o trabalho em colaboração vantajoso e desejável; 6) Os
participantes possuem diferentes opiniões, em relação à forma como as suas competências
influenciam a aceitação dos alunos com dislexia, embora apoiem a inclusão enquanto filosofia
educativa. Dyslexia as a Specific Learning Difficulty in reading, with clear implications in writing, has characteristics that lead to severe effects on educational, personal, social and professional success for those children who have it. As teachers are privileged actors in the education system and the success or failure of inclusion is largely depending on their attitudes and beliefs, this study aims to acknowledge, describe and analyze teacher’s perspectives about the way students with dyslexia who attend regular school are educated. For this purpose, four teachers (from 7 to 9 grade), who work in a Braga’s district school participated in this study. This study followed a qualitative methodology and used a semi-structured interview to collect data. The results obtained in this study are presented, in a first moment, individually, using as much as possible participant’s words and, in a second moment, in a cross case format, in which I pointed the similarities and/or differences between the participants’ perspectives and analyzing within national and international research. Generically, the perspectives of the participants allow me to conclude that: 1) All participants admitted to not be trained to educate students with dyslexia; 2) The participants considered that there aren’t the necessary conditions for the success of educational inclusion of students with dyslexia; 3) Most participants considered that a student with dyslexia should enjoy support within the context of the classroom; 4) Participants make curricular adjustments both in the way they teach and the way in how they evaluate; 5) All participants considered collaborative work as something beneficial and desirable; 6) The participants have different opinions with regard to the way their skills influence the acceptance of students with dyslexia, nevertheless they support the inclusion as an educational philosophy. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20101 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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