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https://hdl.handle.net/1822/21041
Título: | Concepção da germinação e crescimento de plantas : um estudo comparativo entre alunos do 1º ciclo residentes no meio rural e no meio urbano |
Autor(es): | Sousa, Dalila |
Orientador(es): | Guimarães, Fernando |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Segundo o Programa Curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico, a disciplina de
Estudo do Meio permite que os alunos aprofundem “o seu conhecimento da Natureza e
da Sociedade, cabendo aos professores proporcionar-lhes os instrumentos e as técnicas
necessárias para que eles possam construir o seu saber de forma sistematizada”. (ME,
Organização Curricular e Programas). Partindo deste pressuposto, o conhecimento do
Meio pode ter origem em inquietações de carácter pessoal ou social e constrói-se a
partir de vivências, pelos alunos, de fenómenos que lhes são comuns ou de questões que
os preocupam. Assim, cabe ao professor ajudar a clarificá-los e procurar compreender
quais as concepções dos alunos.
A presente investigação incidiu num estudo de Mestrado em Estudos da Criança,
área de Especialização em Promoção da Saúde e do Meio Ambiente que envolveu uma
amostra de 16 alunos do terceiro ano de escolaridade de uma escola do meio rural do
concelho de Vila do Conde e outros 25 alunos do terceiro ano de uma escola do meio
urbano do concelho da Maia. Teve como objectivos primordiais conhecer as concepções
perfiladas por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do meio rural e do meio urbano no
que se refere aos conceitos de germinação e crescimento de plantas; e estudar a
aquisição de conhecimentos nos alunos, em função de uma intervenção pedagógica.
Tendo em vista a prossecução dos objectivos analisaram-se as respostas dos alunos a
um questionário, que incluía questões abertas e diversificadas. Assim, os alunos
puseram em evidência as suas concepções e repararam que nem todas estavam de
acordo com as concepções cientificamente correctas. A análise das respostas permitiu
constatar que algumas das concepções alternativas perfiladas pelos alunos têm a sua
origem na experiência do quotidiano. According to Programa Curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico, the subject of Estudo do Meio (studies related to the Environment) allows students to intensify their knowledge of Nature and Society, being the teacher’s role to provide the techniques and tools needed so that they can build their knowledge systematically2. Bearing this in mind, the understanding of the Environment can originate from personal or social circumstances and it is built starting with the students’ own living situations, common phenomena or concerning questions. So, it is the teacher who has the power to clarify and understand those questions. This investigation is part of the Masters course Mestrado em Estudos da Criança – Especialização em Promoção da Saúde e Meio Ambiente, and it is a case study of 16 students in the 3rd year of Primary School, in a Vila do Conde rural area school, and also of 25 students in the 3rd year of a Maia urban area school. Its main purposes were to acknowledge the concepts of plants germination and growing according to these urban and rural students, and also to study the students’ knowledge acquisition according to an educational research. Therefore, to fulfill the purposes of this investigation, students’ answers to a quiz with varied and open questions were analyzed. In this way, students were able to express their concepts and realize that they weren’t always in conformity with the scientific concepts. The analysis of the answers allowed realizing that some of the answers or concepts given by students have their origin in their daily life and experience. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Promoção da Saúde e do Meio Ambiente) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/21041 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dalila Vieira de Sousa.pdf Acesso restrito! | 1,86 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |