Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/21130
Título: | Álbum narrativo : que possibilidades de leitura? Com que leitores? |
Autor(es): | Rodrigues, Neuza Juliana Barbosa |
Orientador(es): | Silva, Sara Raquel Reis da |
Palavras-chave: | Literatura para a Infância Álbum narrativo Mediadores Estratégias de mediação Literature for youngsters Picture story books Mediators Mediation strategies |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | As práticas leitoras, essencialmente em contexto escolar, deverão ser um processo
contínuo e estimulado desde as primeiras idades, cujo sucesso é determinado pela ação
intencional dos mediadores. Na atualidade, já não basta saber ler. Emerge a necessidade de
utilizar a competência leitora para o dia a dia de um individuo futuramente ativo na sociedade.
O presente trabalho apresenta-se centrado em duas ideias fundamentais: em primeiro
lugar, a leitura e a promoção de hábitos leitores junto dos alunos de 1º ciclo; e em segundo
lugar, o lugar das práticas de leitura neste nível de ensino, recorrendo ao álbum narrativo, como
fonte promotora de aprendizagens e estímulos literacitos.
A preocupação em mobilizar competências leitoras, bem desenvolvidas e estimuladas, é
comum a muitos educadores e outros mediadores que consideram necessário desenvolver e
apresentar estratégias que possam ter lugar não só ao nível do pré-escolar, mas também no 1º
ciclo, e que se adivinhem práticas integradas, concretas e capacitadas de começarem a assumir
um lugar mais evidenciado junto desta comunidade educativa. Para este desenvolvimento e
criação de estratégias são utilizados três álbuns narrativos, a partir dos quais se criam
momentos diversificados de interação entre o mediador e o público, situações que ilustram as
capacidades que estes objetos literários podem fazer emergir. Os resultados, quer esperados,
quer obtidos são, acima de tudo, mediante os momentos de diálogo, resultados qualitativos e
observáveis consoante as propostas desenvolvidas.
Em suma, com este processo, além da manifesta vontade em contribuir para o
desenvolvimento de práticas mais sistemáticas de leitura, procura-se apresentá-las, acentuando
a interdependência de texto-imagem, caraterística patente no objeto literário-álbum narrativo,
alertando o grupo para a necessidade em atender à globalidade da obra para uma interpretação
completa do seu sentido. Reading practices, specially focused in a school´s context, should be an ongoing process and encouraged at an early stage, whose success has been determined by the intentional action of moderators. In our days, it is not enough to know how read. There is an increase need to use the reading competences on day to day basis for active individuals in current society. This work is focused in two main ideas: the first idea is the reading and the habits of primary school children; the second idea is the reading places of this level of education, using the narrative album as a source of learning and literacy stimulation. The main concern is to improve the reading skills, that need to be well developed and stimulated, commonly many teachers and other moderators consider necessary to develop and present more strategies, not only at the preschool, but also in primary education, along with implemented practices which will enable to assume a more prominent place in this educational community. To develop these strategies three narrative albums were used, which allowed to create different moments of interaction between moderators and the audience, to monitor the potential of the literacy objectives. The results either expected or obtained during the session are qualitative and were collected during the practices. The objective of this process is to contribute to the development of a more systematic reading, looking forward to present them, highlighting the need of text-image characteristic shown in the literary objective narrative album, emphasizing the need to read the whole script for a full interpretation and understanding. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/21130 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Neuza Juliana Barbosa Rodrigues.pdf | 8,13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |