Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23255

TítuloO papel das relações públicas digitais na afetação da identidade e comunicação organizacional : estudo de caso Comunicarte
Autor(es)Carvalho, Diana Filipa Alves
Orientador(es)Carvalho, Anabela
Palavras-chaveComunicação organizacional
Universo 2.0
Comunicação online
Marca
Imagem
Identidade
Redes sociais
Facebook
Organizational communication
Universe 2.0
Online communication
Brand
Image
Identity
Social networks
Data2012
Resumo(s)A era da comunicação digital anunciou múltiplas possibilidades de aprendizagem, de comunicação e de promoção de veículos que fomentam a colaboração, a inovação e a participação dos internautas. A produção de novos formatos de comunicação e o facto de os utilizadores da Web deixarem de ser meros espectadores/leitores/ouvintes, para passarem a ser eles próprios produtores de conteúdos, fez com que os profissionais de Relações Públicas apreendessem a necessidade de integração e de adaptação das potencialidades conferidas pela emergência do paradigma Web 2.0 à prossecução do seu trabalho. Neste contexto, também a tendência de construção de verdadeiros relacionamentos online favoreceu o desenvolvimento e a exploração das redes sociais por parte das empresas. Com efeito, cedo se compreendeu que o processo de incorporação destas plataformas na dinâmica empresarial, em conjunto com a adoção de estratégias de comunicação integrada, poderia promover eficientemente a reputação, imagem e notoriedade das marcas e complementar o processo de construção da identidade corporativa de uma marca. Se antes as campanhas publicitárias e estratégias de marketing eram quase exclusivamente responsáveis pela visibilidade e promoção das marcas, com o advento de redes sociais como o Facebook criam-se novas oportunidades e esperanças para o seu desenvolvimento. Este trabalho propõe, exatamente, uma reflexão sobre as repercussões da presença das marcas no Facebook na identidade corporativa e na própria comunicação organizacional e promocional. Estudar-se-á o caso da marca Comunicarte, agência de comunicação onde teve lugar o meu estágio curricular, através da análise das três páginas de Facebook a ela associadas: “Comunicarte – Agência de Comunicação”, “INCOMUN – Clube de Fãs” e “Nica Assessora de Imprensa”.
The era of digital communication has announced multiple opportunities for apprenticeship, communication and promotion of vehicles that encourage collaboration, innovation and participation of netizens. The criation of new formats of communication and the fact that the Web users are no longer mere spectators/readers/listeners, becaming themselves content producers, made the public relations professionals to be aware of the integration and adaptation of the new possibilities conferred by the emergence of the Web 2.0 paradigm for carrying out their work. In this context, also the trend for building truthful online relationships promoted the development and exploration of social networks by enterprises. Indeed, it was soon realized that the process of incorporating these platforms in business dynamics, with the adoption of integrated communication strategies could effectively promote the brand’s reputation, image and notoriety and complement the process of building a corporate identity mark. If previous advertising campaigns and marketing strategies were almost exclusively responsible for brand’s visibility and promotion, with the advent of social networks like Facebook new opportunities and hopes are created for its development. This paper proposes exactly a reflection about the impact brand’s presence on Facebook in corporate identity and in the organizational and promotion communication itself. The case study of Comunicarte’s brand will be studied, a communications agency where the internship took place, through the analysis of the three Facebook pages associated with it: “Comunicarte – Agência de Comunicação”, “INCOMUN – Clube de Fãs” and “Nica Assessora de Imprensa”.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23255
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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