Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24133
Título: | Aprendizagem de estatística com a calculadora gráfica e a folha de cálculo : uma experiência numa turma de 10º ano de M.A.C.S. |
Autor(es): | Tavares, Romeu José Meneses |
Orientador(es): | Martinho, Maria Helena |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Este estudo trata-se de uma intervenção de ensino de Estatística com a calculadora
gráfica e a folha de cálculo, em que foram abordados os tópicos: diagrama de dispersão, reta de
regressão linear, coeficiente de correlação e tabelas de contingência numa turma do 10.º ano de
escolaridade de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, constituída por 11 alunos, pertencente
a uma escola do conselho de Braga.
O estudo teve como finalidades: motivar os alunos para as aprendizagens e promover as
aprendizagens mais significativas em Estatística. Para tal, utilizaram-se como metodologias uma
metodologia de ensino centrada no aluno com o recurso à tecnologia, nomeadamente à
calculadora gráfica e à folha de cálculo e como estratégias de investigação/avaliação da ação
um mini teste diagnóstico, um questionário, as produções dos alunos e uma tarefa na prova de
avaliação escrita.
Este estudo desenvolveu-se em torno de três objetivos: 1) Reconhecer as vantagens e as
desvantagens da utilização da calculadora gráfica e da folha de cálculo nas aprendizagens da
Estatística; 2) Identificar as dificuldades que os alunos encontram quando trabalham em
estatística; 3) Averiguar as percepções dos alunos acerca da utilização da calculadora gráfica e
da folha de cálculo nas suas aprendizagens da Estatística.
Em termos dos resultados obtidos, constatou-se um maior número de vantagens da
utilização da calculadora gráfica da folha de cálculo do que desvantagens. Também se verificou
que a exploração com a folha de cálculo gera mais vantagens do que a exploração com a
calculadora gráfica. Relativamente às dificuldades encontradas no trabalho com a Estatística,
apurou-se que a utilização da tecnologia conduziu a uma redução dessas dificuldades. Quanto às
percepções dos alunos, constatou-se que eles atribuem muita importância à calculadora gráfica
e que a folha de cálculo um recurso tecnológico motivador para as suas aprendizagens da
Estatística. This study infers over an intervention over the learning of Statistics with graphing calculators and calculus sheets, in which the following topics were approached: dispersion diagrams, linear regression, correlation coefficient and contingency table within a 10th grade class of Applied Mathematics to Social Sciences, organized by eleven students, in a Braga located school. This study had as a purpose to: motivate the students towards the subjects study and also to promote Statistics most significant learning’s. For this, it was used as methodology a teaching approach centered in the students resource to technology, namely graphing calculators and calculus sheets and as strategy of investigation/evaluation the endeavor of a diagnostics test, a questionnaire, various works produced by students and also a task which consisted of written evaluation, since the analysis was conducted according to students productions. This study was developed around three objectives: 1) Recognize the advantages and the disadvantages of the use of the graphing calculator and calculus sheets in the learning of Statistics; 2) Identify the difficulties students face when working with Statistics; 3) Analyze student perceptions over the use of graphing calculators and calculus sheets in their learning of Statistics. In terms of results acquired, it was verified a higher number of advantages, than disadvantages, over the use of graphing calculators of calculus sheets. Also, it was shown a greater difference in calculus sheets, but student’s choices fell in excess towards graphing calculators, since it is the resource they were most accustomed to work with. In relation to the difficulties gathered in working with Statistics, it was gathered that the utilization of technology resulted in a decrease towards those same difficulties. As for student’s perceptions, again it is verifiable that they give great importance to the graphing calculator and that the calculus sheet is, to them, a motivating technological resource towards their learning of Statistics. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24133 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Romeu José Meneses Tavares.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |