Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24259
Título: | A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos |
Autor(es): | Cruz, Joana Sara Ferraz da Ribeiro, Iolanda da Silva Viana, Fernanda Leopoldina Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira |
Palavras-chave: | Literacia familiar Jogos interativos de leitura |
Data: | Jul-2012 |
Editora: | Região Autónoma da Madeira. Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos |
Revista: | Revista Diversidades |
Resumo(s): | Neste artigo é sucintamente descrito o programa JIL - Jogos Interativos de Leitura (Cruz, Ribeiro & Viana, no prelo), que tem como população alvo pais com crianças em idade pré-escolar, independentemente do seu nível socioeconómico e educacional. A avaliação do impacto deste programa (Cruz, 2011) mostrou que este apresentou um impacto significativo: a) ao nível das práticas de leitura e de escrita conjuntas entre a criança e os Pais, nas práticas de leitura e de escrita conjuntas entre a criança e os Pais e nas deslocações a bibliotecas; b) na frequência dos comportamentos dos adultos e das crianças durante a leitura de histórias, verificando-se um aumento de elocuções produzidas por adultos e crianças relacionadas com o conteúdo imediato e não imediato da história. Registou-se uma evolução estatisticamente significativa da atenção para o impresso por parte dos adultos e uma mudança na qualidade afetiva das interações entre pais e filhos e nas competências de literacia emergente. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24259 |
ISSN: | 1648-1819 |
Versão da editora: | http://pt.calameo.com/read/000015754b332fb18db55 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cruz, Ribeiro & Viana 2012 Diversidades.pdf | Documento principal | 1,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |