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https://hdl.handle.net/1822/24840
Título: | Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada |
Autor(es): | Afonso, Almerindo Janela |
Palavras-chave: | Teoria da modernização Reconfiguração do Estado-avaliador Avaliação comparada internacional International comparative evaluation Modernization theory Reconfiguration of the evaluative State |
Data: | Abr-2013 |
Editora: | Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) |
Revista: | Revista Brasileira de Educação |
Resumo(s): | Depois de rever algumas características da primeira fase do Estado-avaliador, o exercício delineado neste texto começa por revisitar brevemente a (velha) teoria da modernização para, em seguida, sugerir que alguns dos seus pressupostos continuam, em grande medida, a estar subjacentes ao atual comparativismo internacional avaliador que se tem vindo a constituir como agenda política, crescentemente dominante, pelo menos, desde os finais dos anos de 1990, e à qual corresponde o que o autor designa de segunda fase (ou reconfiguração) do Estado-avaliador. O artigo procura ainda levantar algumas questões e hipóteses em torno de uma terceira fase (a fase pós-Estado-avaliador), a qual, apresentando ainda contornos pouco definidos, pode vir a inscrever-se, com crescente evidência, na continuidade da expansão capitalista das políticas de privatização e mercadorização da educação (e da avaliação). |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24840 |
DOI: | 10.1590/S1413-24782013000200002 |
ISSN: | 1413-2478 1809-449X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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