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TítuloO contributo das redes sociais virtuais para a transparência nos municípios portugueses : o caso do Facebook
Autor(es)Gonçalves, Ana Rita Sousa
Orientador(es)Tavares, António F.
Palavras-chaveTransparência
Interactividade
Democracia digital
Rede social virtual
Municípios
Transparency
Interactivity
Digital democracy
Virtual social network
Municipalities
Data23-Jul-2013
Resumo(s)O presente trabalho tem como tema a transparência nas autarquias locais, versando os esforços que têm sido desenvolvidos pelos municípios na adopção de novas ferramentas de disponibilização de informação, no sentido de criar um maior envolvimento dos cidadãos nos assuntos da vida política e, simultaneamente promover uma maior responsabilização (accountability) dos eleitos locais perante esses mesmos cidadãos. Trata-se de um estudo pioneiro do fenómeno emergente da presença dos municípios portugueses no Facebook, associada à necessidade de criar mecanismos de transparência e responsabilização como forma de fomentar uma maior democratização dos processos políticos e administrativos. Tendo presente o ambiente cada vez mais modernizado e tecnológico que envolve a Administração Pública, pretende-se perceber o impacto das redes sociais virtuais, nomeadamente o Facebook, no grau de transparência dos municípios. Nesse sentido, deseja-se perceber de que forma é que os municípios portugueses utilizam o Facebook como veículo de informação e comunicação com os munícipes, em particular o tipo de informação disponibilizada, o grau de abertura/interacção proporcionado aos munícipes e que factores condicionam o grau de transparência presente nessas redes sociais virtuais. Com recurso a estatística descritiva pretende-se aferir o grau de transparência da informação disponibilizada nas páginas dos 196 municípios de Portugal Continental que possuem página e perfis de Facebook de um universo de 278 autarquias. A análise inferencial é posteriormente utilizada para identificar os principais factores socioeconómicos e demográficos que determinam esse mesmo grau de transparência. Os resultados preliminares indicam que os municípios com páginas mais antigas e actualizadas com maior frequência apresentam maior grau de transparência. Esta aparece também fortemente associada com o grau de interactividade possibilitado aos utilizadores. As características demográficas e socioeconómicas do município não parecem estar associadas com o grau de transparência das páginas de Facebook, com a excepção da variável margem de vitória e educação, que, contrariamente ao esperado aparece negativamente correlacionada com o grau de transparência.
The present work has as its main theme the transparency in local government, dealing with the efforts that have been made by municipalities in the adoption of new ICT tools to provide information in order to generate greater transparency in the affairs of political life and simultaneously to promote greater accountability. Thus, in a context of an increasingly modernized and technology-based environment that involves public administration, the aim of this study is to investigate the impact of virtual social networks, namely Facebook, in the level of transparency of the municipal government. In this sense, we are interested in how Portuguese municipalities use Facebook to provide information and stimulate communication with its citizens, in an attempt to gauge what kind of information is indeed available and the degree of openness / interaction provided to residents. Using descriptive statistics we intended to measure the degree of transparency of the information provided in the pages of the 196 Portuguese municipalities who own a Facebook page in an universe of 278 municipalities. The inferential analysis aims to identify the main demographic and socio-economic factors that determine and explain the degree of transparency. Preliminary results indicate that, municipalities with older pages and that updated more often have a higher degree of transparency. This also appears strongly associated with the degree of interactivity to users enabled. The demographic and socio-economic council does not seem to be associated with the degree of transparency of Facebook pages, with the exception of the variable margin of victory and education, which, contrary to expectations appears negatively correlated with the degree of transparency.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Administração Pública
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25367
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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