Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25484
Título: | Adaptação da escala Reading Strategy Use para a população Portuguesa |
Autor(es): | Dias, Olga Alexandra Coelho Lopes |
Orientador(es): | Ribeiro, Iolanda da Silva Cadime, Irene Maria Dias |
Palavras-chave: | Compreensão Estratégias cognitivas Estratégias metacognitivas Avaliação Comprehension Cognitive strategies Metacognitive strategies Assessment |
Data: | 5-Jul-2013 |
Resumo(s): | A presente investigação apresenta a adaptação de uma escala de estratégias de leitura
(Pereira-Laird & Deane, 1997) para a população portuguesa. A RSU - Reading Strategy Use é
uma medida de avaliação de estratégias cognitivas e metacognitivas, constituída por 22 itens.
A amostra utilizada é constituída por 428 alunos. Os resultados da análise fatorial
confirmatória apontam para uma estrutura com dois fatores, ainda que alguns dos indicadores
de ajustamento tenham apresentado resultados inferiores aos critérios de referência. Os
valores de consistência interna são adequados. As estratégias de leitura apresentam
correlações estatisticamente significativas com a compreensão da leitura e com os resultados
em Língua Portuguesa. Os sujeitos do sexo feminino tendem a usar mais estratégias de leitura,
cognitivas e metacognitivas que os do sexo masculino. São discutidas as implicações dos
resultados e apontadas algumas das limitações do estudo e questões a abordar em
investigações futuras This research presents the adaptation of a scale of reading strategies (Pereira-Laird & Deane, 1997) for the Portuguese population. The RSU - Reading Strategy Use is a measurement of cognitive and metacognitive strategies, consisting of 22 items. The sample is composed of 428 students. The results of confirmatory factor analysis show a structure with two factors, but with some fit indicators with results lower than the reference criteria. The internal consistency values are appropriate. The reading strategies exhibit statistically significant correlations with reading comprehension and the results in the Portuguese language exams. The female participants tend to use more reading strategies, cognitive and metacognitive than the male. We discuss the implications of the results, some of the limitations of the study and issues to be approach in future investigations. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25484 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Olga Alexandra Coelho Lopes Dias.pdf Acesso restrito! | 1,75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |