Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25884
Título: | A Internet e a WebQuest na área de Estudo do Meio no 1º Ciclo |
Autor(es): | Coutinho, Clara Pereira Ribeiro, Ema Emília da Silva Saragoça |
Palavras-chave: | Webquest Estudo do Meio 1º ciclo Investigação autónoma Aprendizagem Cooperação Colaboração Autonomous investigation Collaborative Learning |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência do Projecto Nónio Século XXI |
Resumo(s): | As WebQuests são uma estratégia pedagógica que promove a investigação e a pesquisa na Internet, por parte dos alunos, de uma forma orientada mas autónoma. Trata-se de uma metodologia centrada numa aprendizagem cooperativa e colaborativa que pretende que os alunos se responsabilizem tanto pelo seu próprio processo de aprendizagem como pelo dos seus pares, desenvolvendo as capacidades de seleção, análise e síntese da informação e promovendo, desta forma, a construção partilhada do conhecimento. Desenvolveu-se um estudo de caso numa turma da investigadora, que teve como objetivo perceber de que forma a WebQuest pode contribuir para a melhoria da capacidade de pesquisa de informação, se a resolução da mesma desenvolve estratégias de colaboração e cooperação no trabalho de grupo bem como competências tecnológicas de produção e disseminação de informação. A recolha dos dados foi feita através de um conjunto diversificado de instrumentos (questionário, grelha de observação e grelha de análise dos produtos resultantes da WebQuest). As conclusões demonstram que esta WebQuest desenvolveu nos alunos da turma competências de caráter cooperativo e colaborativo, promovendo uma aprendizagem construtivista. Mostra ainda que as WebQuests promovem uma familiarização dos alunos com as tecnologias e com a pesquisa de informação em locais diferentes dos usais na sala de aula, capacitando-os com novas literacias essenciais para o sucesso na sociedade de informação em que estamos inseridos. WebQuests are a pedagogical strategy that promotes a guided but autonomous investigation and research on the Internet by students. It is a methodology focused on cooperative and collaborative learning which intends that students take responsibility, both for their own learning process and for their peers, developing their skills of information selection, analysis and synthesis and, thus, promoting the shared construction of knowledge. A case study was developed in the reseracher´s classes in order to understand how a WebQuest can contribute to improving the ability to search for information, if its resolution develops collaboration and cooperation strategies in group work and what is the student’s feedback regarding the work done. The collection of data was made by using an initial questionnaire to determine the level of digital literacy of students, by filling in observation grids during the investigation and, at the end of the research, a second questionnaire was applied to gauge students' opinions about the task proposed in the WebQuest. A documental analysis of the students’ final products was also made in order to assess the learning underpinned by this teaching strategy. The findings of this study prove that this WebQuest developed cooperative and collaborative natured skills in students, promoting a constructivist learning. This study also shows that WebQuests encourage students to get in touch or to be in contact with technologies and with information research in different sites, in the classroom, enabling them with new and essential literacies to be successful in the information society in which we are integrated. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25884 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ema_challenges2013.pdf | 238,6 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |