Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27093

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTinoco, Joana Margarida-
dc.contributor.authorMartinho, Maria Helena-
dc.contributor.authorSantos, Anabela Cruz dos-
dc.date.accessioned2013-12-17T11:58:47Z-
dc.date.available2013-12-17T11:58:47Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/27093-
dc.description.abstractO abraçar da inclusão colocou vários alunos, que até então se encontravam, na sua maioria, em instituições próprias, na escola regular. Criaram-se escolas de referência para determinadas necessidades educativas especiais (NEE) e tentou-se proporcionar condições para a existência de uma igualdade de oportunidades plena. Com este artigo, pretende-se fazer uma reflexão sobre as perspetivas que uma professora de matemática, a lecionar numa escola de referência para o ensino bilingue, a quem foi atribuída uma turma de alunos com deficiência auditiva (DA), e da intérprete que a acompanhou durante a lecionação dessas aulas, possuem sobre a comunicação com alunos com DA nas aulas de matemática, o papel da intérprete de língua gestual portuguesa (LGP) e as tarefas matemáticas e atividade do aluno. Esta reflexão teve por base entrevistas realizadas à professora e à intérprete e realçam uma grande proximidade relativamente às conclusões de estudos existentes.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação de Professores de Matemática (APM)por
dc.relationPTDC/CPE-CED/098931/2008por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectComunicação matemáticapor
dc.subjectDeficiência auditivapor
dc.titleAs aulas de matemática com alunos com deficiência auditiva : perspetivas de uma professora e uma intérpretepor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate16 - 17 nov. 2013por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage427por
oaire.citationEndPage438por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleXXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM)por
sdum.conferencePublicationXXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM)por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
S4-C7-Tinoco.pdf18,21 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID