Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29005

TítuloEnsino e aprendizagem das funções racionais usando a calculadora gráfica: um estudo realizado com alunos de Matemática A do 11º ano de escolaridade
Autor(es)Sousa, Paulo Jorge Freitas de
Orientador(es)Martinho, Maria Helena
Data25-Set-2013
Resumo(s)Neste estudo trata-se uma intervenção de ensino e aprendizagem de funções racionais, com o auxílio da tecnologia, nomeadamente a calculadora gráfica. O estudo decorre numa turma do 11.º ano de escolaridade, na disciplina de Matemática A, no ano letivo 2012/2013. O estudo tem como finalidade motivar os alunos para a aprendizagem das funções racionais, e contribuir para uma melhoria das aprendizagens em Matemática. Para tal, utilizou-se como metodologias de ensino-aprendizagem o recurso a tarefas de exploração e de investigação, o trabalho de grupo e a utilização da tecnologia, nomeadamente a calculadora gráfica. Como estratégias de investigação/avaliação da ação, utilizaram-se as produções dos alunos, os registos das aulas e um questionário. Este estudo esteve centrado em quatro questões: 1) Como e quando é que os alunos fazem uso da calculadora gráfica no estudo das funções racionais?; 2) Como é que os alunos interpretam a informação fornecida pela calculadora no âmbito do estudo das funções racionais?; 3) Que dificuldades sentem os alunos na utilização da calculadora gráfica no âmbito do estudo das funções racionais?; 4) Qual a percepção dos alunos relativamente ao uso da calculadora gráfica no estudo das funções racionais? Relativamente aos resultados obtidos constatou-se que, os alunos utilizam essencialmente a calculadora para efetuar cálculos, representar graficamente funções e para verificar/confirmar resultados. Pode-se verificar também que, com o evoluir da intervenção, os alunos interpretaram de forma mais correta a informação fornecida pela calculadora. Quanto às dificuldades na utilização da calculadora gráfica, pode-se verificar que os alunos sentiram mais dificuldades na escolha da janela de visualização e na interpretação dos resultados apresentados pela calculadora. Relativamente às percepções dos alunos, verificou-se, pela análise do questionário aplicado no final da intervenção, que todos eles indicaram que a utilização da calculadora gráfica promove a aprendizagem das funções racionais uma vez que, ela permite a visualização de inúmeras representações gráficas de forma rápida e rigorosa.
This study is concerning the intervention of teaching and learning rational functions, with help of technology, namely the graphic calculator. This study took a place in a 11th grade in Mathematics classroom, in the academic year of 2012/2013. The aim of the study is to motivate the students for to learn rational functions, and to contribute to improving Mathematical learning. The teaching learning methods used were tasks of exploration/investigation, group work and the use of technology such as the graphic calculator. The strategies of investigation/evaluation used were the students work, class registers and a questionnaire. This study was centred on four questions: 1) Verify the way the student use the calculator; 2) How the results given by the graphic calculator are interpreted; 3) Identify the difficulties that the students had when using the calculator; 4) Ascertain the students’ perception of the use of graphic calculator in the study of rational functions. The results of the study showed that the students essentially use the calculator to perform calculations, represent functions graphically and to verify/confirm the results. It also showed that, over the course of the study, the students interpreted more correctly the information given by the calculator. In relation to the difficulties the students faced when using the graphic calculator, the study found that the greatest challenges were choosing the correct window and interpreting the results. In terms of student perception, all of them agreed that the study of rational functions is made easier with the use of the graphic calculator.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29005
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paulo Jorge Freitas de Sousa.pdf
Acesso restrito!
4,1 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID