Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/29144
Título: | Impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores de 1º ciclo do ensino básico no seu conhecimento didático |
Outro(s) título(s): | The impact of the Lifelong Training Program in Mathematics on the didactic knowledge of elementary school teachers |
Autor(es): | Alves, Maria Palmira Fernandes, José António Silva, Nuno Miguel |
Palavras-chave: | Programa de Formação Contínua em Matemática Professores do 1º ciclo do ensino básico Dimensões de ensino e aprendizagem Lifelong Training Program in Mathematics Elementary school teachers Teaching and learning dimensions |
Data: | 2014 |
Editora: | Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
Revista: | Educação Unisinos |
Resumo(s): | Em Portugal, o Programa de Formação Contínua de Matemática para professores do
1º ciclo (do 1º ao 4º ano de escolaridade) tem por meta principal promover o conhecimento
didático dos professores, tendo em vista o sucesso escolar dos alunos em matemática. No presente estudo, inquiriram-se 197 professores generalistas do 1º ciclo do ensino básico, que participaram no programa durante o ano letivo de 2007/2008, sobre as suas percepções acerca de várias dimensões do ensino e da aprendizagem da matemática e da sua participação no programa. Em termos de resultados, salientam-se, do antes para o depois da formação, algumas mudanças que vão no sentido das recomendações atuais para o ensino da matemática, que parecem requerer um maior tempo de formação tendo em vista o aprofundamento do conhecimento didático. In Portugal, the Lifelong Training Program in Mathematics for elementary school teachers (from the 1st to the 4th grade) is primarily designed to promote the teachers’ didactic knowledge in order to improve the pupils’ performances in mathematics. In the present study, 197 generalist elementary school teachers who had participated in the program during the 2007/2008 school year were inquired about their perceptions concerning various dimensions of the teaching and learning of mathematics and about their participation in the program. Concerning results, we highlight, comparing the period before and after training, some changes that point to the current recommendations for the teaching of mathematics that seem to require a longer training period in order to improve the teachers’ didactic knowledge. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29144 |
DOI: | 10.4013/edu.2014.181.07 |
ISSN: | 2177-6210 |
Versão da editora: | http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2014.181.07/3992 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014 Educação Unisinos.pdf | Documento principal | 632,08 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |