Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29228

TítuloEducar para cuidar: o papel do enfermeiro de família na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno
Autor(es)Vilas Boas, Joana Maria Oliveira
Orientador(es)Oliveira, Clara Costa
Data2013
Resumo(s)Embora esteja comprovada a importância do aleitamento materno e dos seus benefícios, constata-se que o seu abandono é precoce, mesmo entre mulheres bem informadas, dado que podem ser múltiplos os fatores que podem interferir negativamente na decisão da mãe. Assim, a promoção e suporte ao aleitamento materno devem ser encaradas como uma prioridade nas políticas de saúde pública. O enfermeiro, em exercício nos cuidados de saúde primários, e enquanto educador comunitário, têm um papel fundamental no incentivo, ensino e esclarecimento sobre o aleitamento materno, principalmente nas mulheres jovens e nas que são mãe pela primeira vez. Concentrado neste caminho e como parte integrante do Sistema de Saúde, o enfermeiro de família deve assumir o sério compromisso de intervir no sentido de implementar medidas que promovam um maior sucesso do aleitamento materno, procurando assim dar resposta a esta responsabilidade social e profissional, garantindo a cada mãe, uma escuta ativa de forma a compreender e esclarecer todas as suas dúvidas e crenças com vista a tornar a amamentação num ato mútuo de prazer. A ação dos profissionais de saúde na comunidade deve inscrever-se num ambiente de coparticipação com o utente-família /grupocomunidade e de respeito mútuo na procura das soluções para as necessidades apresentadas. A pertinência deste projeto justifica-se pelas recomendações da OMS acerca do aleitamento materno uma vez que se aconselha a sua exclusividade até ao sexto mês de vida e ser complementado até aos dois anos de idade e tem como objetivo proporcionar às mães/famílias condições que permitam promover comportamentos de adesão à amamentação e apoiar as mães/ famílias nas dificuldades surgidas durante o aleitamento materno. Neste sentido foram desenvolvidas atividades em permanente interação com o binómio mãe (família) / bebé no sentido de colmatar dificuldades detetadas aquando o levantamento de necessidades. No desenvolvimento deste projeto de intervenção comunitária optou-se pela metodologia investigação – ação participativa por se considerar que é a que melhor se adequa à prossecução das atividades, uma vez que se torna difícil conhecer o público-alvo sem interagir com ele e consequentemente promover modificações de comportamentos.
Research has shown the importance and positive effects of breastfeeding but women, even the most educated, tend to stop breastfeeding very early. Multiple factors seem to contribute negatively to this early decision, therefore its support and encouragement should be taken as a priority in public health policy. Nurses working in primary health care and in the community have a crucial role to the encouragement, education and information about breastfeeding, mainly among young women and first time mothers. Focused in this, and as integrant part of the Health System, the family nurse have to be committed in intervening and implementing tools that enhance the success of breastfeeding, thus carrying out this social and professional responsibility. By this way, the nurse will actively listen to every mother in order to understand and clarify all the questions and beliefs about breastfeeding, thus helping in making breastfeeding an act of mutual pleasure between mother and baby. The action of health professionals in communities should be grounded in an environment of co-participation with the patientfamily/ group-community as well as in a mutual respect attitude towards the search of solutions to the needs reported. The recommendations of the World Health Organisation on breastfeeding justify the pertinence of this project, suggesting that it should be exclusive until the sixth month of birth and complementary until the two years old of age. This project aims to give mothers/families conditions that promote adherence behaviours to breastfeeding and give support on difficulties felt during this process. Therefore, a set of activities were implemented, in permanent interaction within the binomial mother/ family and baby, in order to respond to difficulties detected during the process of assessing the needs of these mothers/families. The research methodology used in this project was participatory action research. This was considered the most adequate research option to the aims and activities of this project, as it sets the ground for the interaction with the target group, increasing the knowledge about this group and consequently promoting behavioural changes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29228
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Maria Oliveira Vilas Boas.pdfRelatório de Estágio7,88 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID