Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30145
Título: | A otimização da respiração na aprendizagem da trompete |
Autor(es): | Azevedo, Henrique Nuno Silva de |
Orientador(es): | Martingo, Ângelo |
Palavras-chave: | Música Trompete Ensino Respiração Incentivadores respiratórios Sistema respiratório Music Trumpet Music teaching Breathing Incentive spirometry Respiratory sistem |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio, realizado com alunos do ensino básico do
Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, apresenta os resultados de um
projeto que teve como principal finalidade o desenvolvimento e exercício do sistema
respiratório, através da utilização de aparelhos incentivadores. Apesar de a respiração ser uma
componente frequentemente abordada no ensino da trompete, não é usual a utilização de
aparelhos que auxiliem o seu desenvolvimento.
Numa primeira fase, procedeu-se à demonstração dos aparelhos incentivadores
respiratórios aos alunos intervencionados, abordando a sua utilidade e modo de utilização. Os
aparelhos foram, posteriormente, utilizados diariamente pelos mesmos, sob orientação do
professor. Numa fase pré e pós intervenção foram ainda adquiridos, através de gravação
áudio, alguns sons emitidos pelos alunos, de forma a comparar a sua evolução em termos de
amplitude e timbre.
Os resultados foram bastante positivos nos alunos intervencionados, havendo um
aumento na amplitude sonora e uma melhoria significativa na qualidade tímbrica.
É de realçar a importância da realização de exercícios de respiração no ensino da
trompete e da utilização de materiais motivadores nos primeiros anos de formação de um
trompetista. Ao longo desta intervenção, foi visível a motivação por parte dos alunos aquando
da prática de exercícios com os aparelhos incentivadores respiratórios.
Os aspectos técnicos acima referidos conjugados com a motivação demonstrada pelos
alunos perante exercícios com aparelhos de incentivo, resultaram numa melhoria da
performance a nível global de todos os alunos selecionados para esta intervenção. The present internship report , conducted with elementary school students from the Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, presents the results of a project that had as the main purpose the development and exercise of the respiratory system through the use of incentive devices . Although breathing is a component frequently addressed in Trumpet teaching, is not usual to use devices that help their development. Initially, we proceeded to the demonstration of the respiratory devices to the intervened students, addressing its utility and possible usages. The devices were then used daily by the students, under the guidance of the teacher. In a pre and post intervention phase were also acquired, through audio recording, some sounds by the students in order to compare their evolution in terms of amplitude and timbre. The results were very positive in the intervened students, verifying an increase in the sound amplitude and a significant improvement in tonal quality. It is to emphasize the importance of performing breathing exercises in trumpet teaching and of the use of motivator materials in the formative years of a trumpeter. Throughout this intervention, it was visible among students, the motivation with the breathing devices when practicing exercises. The conjugation of the above technical aspects with the motivation demonstrated by the students with the exercises with incentive devices resulted in an improvement of the overall performance level of all students selected for this intervention. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30145 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Henrique Azevedo.pdf | 4,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |