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TítuloEstratégia de internacionalização e competitividade do vinho Alvarinho
Outro(s) título(s)Internationalization strategy and competitiveness of Alvarinho wine
Autor(es)Delgado, Hugo Luís da Costa
Orientador(es)Eiriz, Vasco
Palavras-chaveCompetitividade
Internacionalização
Cooperação
Cluster
Competitiveness
Internationalization
Cooperation
Data2014
Resumo(s)O setor dos vinhos em Portugal enfrenta nos últimos anos uma estagnação do consumo e, por outro lado, a opção por parte dos consumidores por vinhos com um preço mais baixo. Em sentido oposto as exportações nacionais têm vindo a registar aumentos na ordem dos 7% ao ano. Este cenário obriga as empresas portuguesas, em particular as pequenas e médias empresas (PME’s) a adotarem estratégias de negócio mais eficazes e eficientes, de forma a manterem níveis de competitividade superiores. Para as empresas produtoras de Alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço, estes aspetos assumem especial relevância porque, sendo empresas de dimensão reduzida e com baixos volumes de produção, só a aposta em produtos diferenciadores e de elevada qualidade lhes permitirá enfrentar a concorrência dos restantes vinhos nacionais e internacionais. A cooperação entre estas empresas parece, também, significar um aumento da sua capacidade para obterem sucesso nos mercados. Numa outra dimensão, estas empresas devem optar por um modelo de internacionalização sequencial baseado nas exportações, uma vez que acarreta menos riscos para as suas estruturas. Esta investigação adota uma metodologia qualitativa, através de entrevistas em profundidade, aplicadas a agentes institucionais e a empresas. Tendo por base as proposições formuladas foi possível confirmar a capacidade das entidades do sistema científico e tecnológico para contribuírem para a valorização das estratégias de marketing das empresas e que a exportação parece ser o modo mais adequado para as empresas internacionalizarem. Não foi possível confirmar a adequação das políticas públicas para a sustentabilidade do setor; que a cooperação, nomeadamente no seio de um cluster, seja potenciadora da capacidade de internacionalização das empresas; e que a identificação de boas práticas nacionais e internacionais, passíveis de ser adotadas pela sub-região, possam contribuir para a potenciação do setor.
The wine industry in Portugal faces, in recent years, a consumption stagnation and, on the other hand, consumers appears to choose wines with lower prices. At the same time, national exports have recorded increases of 7% per year. These facts oblige Portuguese companies, in particular small and medium enterprises to adopt more efficient and effective business strategies in order to maintain higher levels of competitiveness. For companies producing Alvarinho at the sub region of Monção and Melgaço, these aspects are particularly relevant because, being small sized and having low production volumes, only betting on differentiated and high-quality products companies will be enabled to face competition from other domestic and international wines. The cooperation between these companies also seems to mean an increase in their ability to succeed in the markets. In another dimension, these companies should opt for a model of sequential internationalization based on exports, as it entails less risk for their structures. This research adopts a qualitative methodology, through indepth interviews, applied to institutional agents and companies. Based on the propositions formulated, it was possible to confirm the capacity of scientific and technological system’s entities to contribute to the development of companies’ marketing strategies, and also to confirm that exportation seems to be the most appropriate way for companies’ internationalization. It wasn’t possible to confirm the adequacy of public sector policies to sector’s sustainability; that cooperation, including the development of the cluster, could be a provider of internationalization capability of enterprises; and that the identification of national and international good practices, capable to be adopted by the sub-region, may contribute to the potentiation of the sector.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30522
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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