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https://hdl.handle.net/1822/30522
Título: | Estratégia de internacionalização e competitividade do vinho Alvarinho |
Outro(s) título(s): | Internationalization strategy and competitiveness of Alvarinho wine |
Autor(es): | Delgado, Hugo Luís da Costa |
Orientador(es): | Eiriz, Vasco |
Palavras-chave: | Competitividade Internacionalização Cooperação Cluster Competitiveness Internationalization Cooperation |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O setor dos vinhos em Portugal enfrenta nos últimos anos uma estagnação do
consumo e, por outro lado, a opção por parte dos consumidores por vinhos com um
preço mais baixo. Em sentido oposto as exportações nacionais têm vindo a registar
aumentos na ordem dos 7% ao ano. Este cenário obriga as empresas portuguesas, em
particular as pequenas e médias empresas (PME’s) a adotarem estratégias de negócio
mais eficazes e eficientes, de forma a manterem níveis de competitividade superiores.
Para as empresas produtoras de Alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço, estes
aspetos assumem especial relevância porque, sendo empresas de dimensão reduzida e
com baixos volumes de produção, só a aposta em produtos diferenciadores e de
elevada qualidade lhes permitirá enfrentar a concorrência dos restantes vinhos
nacionais e internacionais. A cooperação entre estas empresas parece, também,
significar um aumento da sua capacidade para obterem sucesso nos mercados. Numa
outra dimensão, estas empresas devem optar por um modelo de internacionalização
sequencial baseado nas exportações, uma vez que acarreta menos riscos para as suas
estruturas. Esta investigação adota uma metodologia qualitativa, através de
entrevistas em profundidade, aplicadas a agentes institucionais e a empresas. Tendo
por base as proposições formuladas foi possível confirmar a capacidade das entidades
do sistema científico e tecnológico para contribuírem para a valorização das
estratégias de marketing das empresas e que a exportação parece ser o modo mais
adequado para as empresas internacionalizarem. Não foi possível confirmar a
adequação das políticas públicas para a sustentabilidade do setor; que a cooperação,
nomeadamente no seio de um cluster, seja potenciadora da capacidade de
internacionalização das empresas; e que a identificação de boas práticas nacionais e
internacionais, passíveis de ser adotadas pela sub-região, possam contribuir para a
potenciação do setor. The wine industry in Portugal faces, in recent years, a consumption stagnation and, on the other hand, consumers appears to choose wines with lower prices. At the same time, national exports have recorded increases of 7% per year. These facts oblige Portuguese companies, in particular small and medium enterprises to adopt more efficient and effective business strategies in order to maintain higher levels of competitiveness. For companies producing Alvarinho at the sub region of Monção and Melgaço, these aspects are particularly relevant because, being small sized and having low production volumes, only betting on differentiated and high-quality products companies will be enabled to face competition from other domestic and international wines. The cooperation between these companies also seems to mean an increase in their ability to succeed in the markets. In another dimension, these companies should opt for a model of sequential internationalization based on exports, as it entails less risk for their structures. This research adopts a qualitative methodology, through indepth interviews, applied to institutional agents and companies. Based on the propositions formulated, it was possible to confirm the capacity of scientific and technological system’s entities to contribute to the development of companies’ marketing strategies, and also to confirm that exportation seems to be the most appropriate way for companies’ internationalization. It wasn’t possible to confirm the adequacy of public sector policies to sector’s sustainability; that cooperation, including the development of the cluster, could be a provider of internationalization capability of enterprises; and that the identification of national and international good practices, capable to be adopted by the sub-region, may contribute to the potentiation of the sector. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30522 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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