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https://hdl.handle.net/1822/31584
Título: | O impacto de anúncios de dividendos no valor das ações das empresas da Zona Euro |
Autor(es): | Café, Alexandra Myrielle |
Orientador(es): | Oliveira, Benilde Maria do Nascimento |
Palavras-chave: | Anúncio de dividendos Política de dividendos Estudo de evento Sinalização Catering Dividend announcement Dividend policy Event study Sinaling |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto do anúncio de dividendos no valor
das ações das empresas, usando a metodologia de estudos de evento de curto prazo.
A análise recai sobre 16 países da Zona Euro. Para além de ser realizada uma análise global,
agrupando todos os países em função da tipologia dos anúncios de dividendos, nomeadamente
anúncios de aumentos, de diminuição e constantes, realizou-se adicionalmente uma análise
comparativa dos mesmos países agregados em dois grupos, em função do Produto Interno
Bruto (PIB).
O teste t, o teste de rank e o teste de sinal, foram os testes realizados e aplicados a uma
amostra total de 1818 anúncios de aumentos, 439 anúncios constantes e 588 anúncios de
diminuição; sendo adicionalmente aplicadas regressões adicionais sobre CAAR.
Apesar de para os testes estatísticos os anúncios de aumentos apresentarem resultados mais
consistentes, em geral, os resultados quer para a análise global quer para a análise
comparativa, permitem inferir a existência de um impacto dos anúncios de dividendos no
valor das ações para os três tipos de anúncio.
Os resultados do trabalho podem ser sustentados, em parte, pela teoria de sinalização e por
outro, pela teoria de catering. The present work has the purpose to analyze the impact of the dividends announcement in the value of the companies’ shares using the event study methodology of short term. The analysis falls again on 16 countries of "Zona Euro". A global analysis will be carried through grouping all the countries in function of the typology of the announcements (dividend announcements of increases, reduction or null); and other comparative analysis will be carried between the same ones in function of the Gross Domestic Product (GDP). The t-test, the rank test and the sign test, had been the tests carried through and applied to a total sample of 1818 announcements of increases, 439 constant announcements and 588 announcements of decreases; additionally applied regressions on CAAR. Although for the statistical tests, the announcements of increases present results more consistent, in generally, the results for the two analyses allow to infer the existence of an impact of the dividend announcements in the value of the shares for the three announcements type. The results of this work can be supported by the theory and another one for the catering theory. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos de Gestão |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/31584 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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