Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32493

TítuloConflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico
Autor(es)Gonçalves, Gabriela
Fernandes, José António
Nascimento, Maria Manuel
Palavras-chaveAprendizagem da estatística
Inferência
Testes de hipóteses
Enfoque ontossemiótco
Statistics learning
Inference
Hypothesis tests
Ontosemiotic approach
DataDez-2014
EditoraUniversidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
RevistaIndagatio Didactica
Resumo(s)Neste artigo estudam-se os conflitos semióticos experimentados por 223 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no ano letivo 2012-2013, na resolução de um problema envolvendo testes de hipóteses para a média. Usando como modelo teórico o Enfoque Ontossemiótico do conhecimento e do ensino da matemática, analisaram-se os conflitos matemáticos implícitos nas respostas dos alunos, assim como os objetos e processos matemáticos utilizados, para caracterizar os possíveis conflitos semióticos que conduziram a respostas incorretas. Em termos de resultados, para além da elevada percentagem de alunos que não responderam às questões salienta-se a existência de vários conflitos semióticos associados à formulação das hipóteses e ao cálculo da probabilidade do erro tipo I.
In this article we study the semiotic conflicts experienced by 223 students degree in Computer Engineering, at Institute of Engineering from Porto, during 2012-2013 in solving a problem involving hypothesis tests for the mean. Using the theoretical model Ontosemiotic Approach for the knowledge and teaching of mathematics, we analyzed the implicit mathematical conflicts in the answers of students, as well as objects and mathematical processes used to characterize the possible semiotic conflicts that led to wrong answers. In terms of results, in addition to the high percentage of students who did not answer the questions, we highlight the existence of several semiotic conflicts associated with the formulation of hypotheses and the calculation of the probability of type I error.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/32493
ISSN1647-3582
Versão da editorahttp://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3022
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2014 Indagatio Didactica.pdfDocumento principal662,24 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID