Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32526
Título: | Travelling from the city to the countryside : depictions of urban and rural scenarios in two portuguese picturebooks |
Outro(s) título(s): | Viajando da cidade para o campo: representações de cenários urbanos e rurais em dois livros ilustrados portugueses |
Autor(es): | Ramos, Rui Ramos, Ana Margarida |
Palavras-chave: | Children’s literature Picturebook Nature Ecoliteracy Literatura infantojuvenil Livro ilustrado Natureza Ecoliteracia Construtivismo linguístico Linguistic constructivism |
Data: | 2014 |
Editora: | Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
Revista: | Caleidoscópio |
Citação: | Ramos, Rui; Ramos, Ana Margarida. Travelling from the city to the countryside: depictions of urban and rural scenarios in two Portuguese picturebooks, Calidoscópio, 12, 3, 265-273, 2014. |
Resumo(s): | Research has shown that Nature is frequently found as
an important element in children’s literature. Despite being depicted in
a rather superfi cial and stereotypical way and touched by humanity, it is
usually represented as a fun, harmonious and even idyllic component of
the story. This construction of the natural world depends on the power
of language to create scenarios, shaping the way Nature is perceived,
merging the aesthetic, recreational and pedagogical dimensions of
children’s literature. The objective of this study is to identify how these
dimensions intersect and how the theme of ecoliteracy is dealt with by
focusing on two main perspectives: (a) linguistic perspective: resorting
to the principles of the identifi cation of frames and their interpretative
repertoire; (b) literary and semiotic perspective: establishing text-picture
relationships and dynamics according to the postmodern theories on
picturebooks. In order to do this, the study focuses on two children’s
picturebooks published in 2009, which tell stories of car journeys involving
families travelling from an urban setting to a rural one. These
two picturebooks represent various forms of subjective appropriation
of space and promote ecoliteracy through the relationship between the
child protagonists and the surrounding environment. A investigação mostra que a natureza é presença frequente na literatura infantojuvenil e que é habitualmente confi gurada como uma entidade prazerosa, harmoniosa e até idílica, ainda que superfi cial, humanizada e estereotipada. Esta construção do mundo natural repousa sobre o poder da linguagem verbal para criar realidade, moldando a forma como a natureza é percecionada, fundindo as dimensões estética, lúdica e pedagógica da literatura para crianças e jovens. Este estudo objetiva identifi car as linhas de intersecção destas dimensões, mais especifi camente a questão da ecoliteracia, adotando duas perspetivas fundamentais: (a) uma perspetiva linguística, recorrendo à identifi cação de quadros conceptuais e ao reportório interpretativo nos quais estes são constituí- dos; (b) uma perspetiva literária e semiótica, estabelecendo relações e dinâmicas texto-imagem, segundo teoria pós-modernas de abordagem do livro ilustrado (álbum). Para cumprir o seu objetivo, este estudo analisa dois livros (álbuns) para crianças publicados em 2009 que apresentam narrativas de viagens de carro em família de áreas urbanas para áreas rurais. Estes dois livros representam diversas formas de apropriação subjetiva do espaço, no quadro da relação entre as crianças e o meio na sociedade contemporânea e ambos promovem a ecoliteracia dos leitores. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32526 |
DOI: | 10.4013/cld.2014.123.01 |
ISSN: | 2177-6202 |
Versão da editora: | http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.123.01 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Texto Calidoscopio.pdf | 948,15 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |