Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35853

TítuloPegadas na areia: o percurso que marca o início da viagem profissional
Autor(es)Correia, Marta Alexandra da Silva
Orientador(es)Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Palavras-chaveFormação profissional
Desenvolvimento profissional
Aprendizagem profissional
Conhecimento profissional
Socialização profissional
Identidade profissional
Professional training
Professional development
Professional learning
Professional knowledge
Professional socialization
Professional identity
Data2014
Resumo(s)O presente relatório de estágio tem como objetivo descrever e refletir o percurso que marca o início da minha viagem profissional, uma viagem que reporta para uma narrativa descritiva, profundamente reflexiva, das experiências de vida, as quais demostram a importância do desenvolvimento do Projeto Curricular Integrado para a construção de uma identidade profissional. Esta identidade passa pela análise, em contexto real, de aprendizagens, conhecimentos e socializações, como dimensões chave para a emergência de um trajeto profissional dotado de uma formação integral. Desta forma, apresenta-se uma narrativa reflexiva das minhas “Pegadas na Areia”, acompanhadas das pegadas de outros agentes educativos. Assim, passo a passo e lado a lado, caminhamos numa viagem de grandes vivências com significado real para o meu crescimento profissional. Ao longo deste relatório expõem-se, por isso, uma vertente teórica, fundamental para que o estudante, futuro professor, compreenda o que se pretende do mesmo, no decorrer da sua formação e desenvolvimento profissionais. Por outro lado, expõe-se uma vertente reflexiva, com uma análise mediativa das minhas experiências de vida, proporcionadas pelo desenvolvimento de um Projeto Curricular Integrado, compreendendo a sua importância para a construção da minha identidade profissional. Todo o desenho metodológico assume caraterísticas de metodologias (Auto) Biográficonarrativas, que permitiram analisar as experiências de vida, atribuindo-lhes significado, tendo em conta o processo de reflexão que lhe é inerente. Para além disso, como estudante, futuro professor, fui capaz de assumir, simultaneamente, o papel de ator e investigador das minhas experiências de vida, pessoais e profissionais, tomando consciência de mim, das aprendizagens, conhecimentos experienciais e competências profissionais necessárias à prática laboral futura. Com a elaboração deste relatório emergiu a real importância do espaço e tempo de prática, para poder pensar sobre mim, caminhando num contexto real na sua plenitude e para que possa gerar socializações possíveis, apenas na escola. Como conclusão, este espaço e tempo de prática criou oportunidade para me tornar num profissional reflexivo, autónomo e flexível na gestão do currículo, permitindo-me compreender a importância do meu percurso para a minha formação profissional.
This internship essay aims to describe and to think over the route that points out to the beginning of my professional journey, a descriptive narrative journey report, deeply reflective, of life experiences that show the importance of the Integrated Curricular Project development on the construction of a professional identity. This identity analysis the apprenticeships, knowledge and socialization, in real-life context as key dimensions to the emergence of a professional career endowed with a comprehensive training. Therefore, a reflective narrative of my “Footprints in the Sand” is presented together with the footprints of other educational agents. So, step by step and side by side, we went through a journey of great life experiences with a real meaning to my professional growth. Hence, throughout this report a theoretical approach is presented which is fundamental for the student - future teacher, to understand what is expected during the training and professional development. On the other hand a reflective side is presented as a mediative analysis of my life experiences provided by the progress of an Integrated Curricular Project, perceiving its importance to my professional growth. The project methodology, adopts characteristics of methodologies (Auto) Biographicalnarrative, which allowed the analysis of the life experiences, giving them meaning, in view of the reflective process inherent to it. Furthermore, as a student – future teacher, I was able to simultaneously take on the role of player and researcher of my personal and professional life experiences, becoming conscious of myself, education, practical knowledge and skills needed for my future working career. With this report emerged the actual importance of space and time of training, in order to see myself, traveling in a genuine perspective in all its fullness, and to be able to generate possible socializations, only in school. To conclude, this space and time training offered me an opportunity to become a reflective proficient, autonomous and flexible in managing the curriculum, allowing me to understand the importance of my journey in my professional training.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35853
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marta Alexandra da Silva Correia.pdf3,65 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo 4.pdf333,04 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID