Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35853
Título: | Pegadas na areia: o percurso que marca o início da viagem profissional |
Autor(es): | Correia, Marta Alexandra da Silva |
Orientador(es): | Carvalho, Maria de Lurdes Dias de |
Palavras-chave: | Formação profissional Desenvolvimento profissional Aprendizagem profissional Conhecimento profissional Socialização profissional Identidade profissional Professional training Professional development Professional learning Professional knowledge Professional socialization Professional identity |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio tem como objetivo descrever e refletir o percurso que
marca o início da minha viagem profissional, uma viagem que reporta para uma narrativa
descritiva, profundamente reflexiva, das experiências de vida, as quais demostram a importância
do desenvolvimento do Projeto Curricular Integrado para a construção de uma identidade
profissional. Esta identidade passa pela análise, em contexto real, de aprendizagens,
conhecimentos e socializações, como dimensões chave para a emergência de um trajeto
profissional dotado de uma formação integral. Desta forma, apresenta-se uma narrativa reflexiva
das minhas “Pegadas na Areia”, acompanhadas das pegadas de outros agentes educativos.
Assim, passo a passo e lado a lado, caminhamos numa viagem de grandes vivências com
significado real para o meu crescimento profissional.
Ao longo deste relatório expõem-se, por isso, uma vertente teórica, fundamental para
que o estudante, futuro professor, compreenda o que se pretende do mesmo, no decorrer da
sua formação e desenvolvimento profissionais. Por outro lado, expõe-se uma vertente reflexiva,
com uma análise mediativa das minhas experiências de vida, proporcionadas pelo
desenvolvimento de um Projeto Curricular Integrado, compreendendo a sua importância para a
construção da minha identidade profissional.
Todo o desenho metodológico assume caraterísticas de metodologias (Auto) Biográficonarrativas,
que permitiram analisar as experiências de vida, atribuindo-lhes significado, tendo em
conta o processo de reflexão que lhe é inerente. Para além disso, como estudante, futuro
professor, fui capaz de assumir, simultaneamente, o papel de ator e investigador das minhas
experiências de vida, pessoais e profissionais, tomando consciência de mim, das aprendizagens,
conhecimentos experienciais e competências profissionais necessárias à prática laboral futura.
Com a elaboração deste relatório emergiu a real importância do espaço e tempo de
prática, para poder pensar sobre mim, caminhando num contexto real na sua plenitude e para
que possa gerar socializações possíveis, apenas na escola. Como conclusão, este espaço e
tempo de prática criou oportunidade para me tornar num profissional reflexivo, autónomo e
flexível na gestão do currículo, permitindo-me compreender a importância do meu percurso para
a minha formação profissional. This internship essay aims to describe and to think over the route that points out to the beginning of my professional journey, a descriptive narrative journey report, deeply reflective, of life experiences that show the importance of the Integrated Curricular Project development on the construction of a professional identity. This identity analysis the apprenticeships, knowledge and socialization, in real-life context as key dimensions to the emergence of a professional career endowed with a comprehensive training. Therefore, a reflective narrative of my “Footprints in the Sand” is presented together with the footprints of other educational agents. So, step by step and side by side, we went through a journey of great life experiences with a real meaning to my professional growth. Hence, throughout this report a theoretical approach is presented which is fundamental for the student - future teacher, to understand what is expected during the training and professional development. On the other hand a reflective side is presented as a mediative analysis of my life experiences provided by the progress of an Integrated Curricular Project, perceiving its importance to my professional growth. The project methodology, adopts characteristics of methodologies (Auto) Biographicalnarrative, which allowed the analysis of the life experiences, giving them meaning, in view of the reflective process inherent to it. Furthermore, as a student – future teacher, I was able to simultaneously take on the role of player and researcher of my personal and professional life experiences, becoming conscious of myself, education, practical knowledge and skills needed for my future working career. With this report emerged the actual importance of space and time of training, in order to see myself, traveling in a genuine perspective in all its fullness, and to be able to generate possible socializations, only in school. To conclude, this space and time training offered me an opportunity to become a reflective proficient, autonomous and flexible in managing the curriculum, allowing me to understand the importance of my journey in my professional training. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35853 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marta Alexandra da Silva Correia.pdf | 3,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Anexo 4.pdf | 333,04 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |