Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36153

TítuloMedidas a implementar numa zona de baixa velocidade no centro histórico de Viana do Castelo
Outro(s) título(s)Slow zones implementation in the historic centre of a medium-sized city
Autor(es)Fernandes, Catarina Puig
Orientador(es)Silva, Lígia Torres
Palavras-chaveZonas 30
SIG
Ruído ambiental
Medidas de redução de velocidade
Viana do Castelo
Zone 30
GIS
Environmental noise
Speed reduction measures
Data2014
Resumo(s)O ruído do tráfego rodoviário é um dos principais produtores de ruído ambiental. Em muitos casos poderá causar problemas de saúde e reduzir o conforto e qualidade das populações. Atualmente este factor tornou-se de grande importância e destaque em ambientes urbanos, pelo que o seu estudo tem-se difundido por vários países. A implementação de zonas de baixa velocidade, como Zonas 30, dentro de ambientes urbanos, tem sido uma prática recente implementada em várias cidades, em que a velocidade de circulação de tráfego rodoviário é limitada a 30 km/h em vez de 50 km/h. Tudo isto levará a uma consequente redução de ruído. Esta dissertação apresenta uma proposta com medidas para a implementação de uma Zona 30 no centro histórico de Viana do Castelo. As medidas vão ser implementadas de uma forma faseada, permitindo a redução do ruído em conformidade com os valores admissíveis constantes no Regulamento Geral do Ruído (RGR). Para que então se consiga alcançar esses objetivos, numa primeira fase foi delimitada a área do centro histórico para objeto de estudo. Em ambiente SIG, foi realizado um levantamento sobre o edificado, tendo sido classificado de acordo com o seu uso. Foi estabelecida a situação de referência com recurso ao Plano Municipal de Redução de Ruído de Viana do Castelo. Após esta fase, em CadnaA foram previstos os níveis de ruído para as vias e posteriormente em ambiente SIG, foram analisados todos os dados relativos à sobreposição de ruído praticado nas vias superiores aos limites admissíveis constantes no RGR, sobre os edifícios mais sensíveis em ambiente urbano, como as habitações e equipamentos. Com a análise destes resultados foram identificadas as ruas com maiores níveis de ruído e analisadas as problemáticas de cada uma delas. Posteriormente a esta análise foram determinadas quais as medidas mais adequadas a introduzir em cada rua, que irão permitir uma redução de velocidade por parte dos veículos motorizados e em que será dada a prioridade a peões e ciclistas. Com a implementação da Zona 30 foi possível baixar os níveis de ruído, para níveis inferiores ao estabelecido no RGR.
Noise coming from road traffic is one of the main contributors to ambient noise. In several cases it may cause health issues and reduce the comfort and quality of life of populations. Currently, this factor has been getting more attention in urban environments, so its study has been extended through various countries. The implementation of low speed zones, such as 30 km/h Zones, has been a recent practice implemented in various cities, where the road traffic speed is limited to 30 km/h instead of 50 km/h. All this will lead to a consequent noise reduction. This thesis presents a proposal of measures to implement a 30 km/h Zone in the historic center of Viana do Castelo. These measures will be implemented in a phased manner allowing the reduction of the noise level so it conforms to the admissible values set out by the Regulamento Geral do Ruído (general noise regulation), or RGR. In order to achieve these goals, in the first stage of the study the area of the historic center to be studied was defined. In a GIS environment, the buildings involved were surveyed and then classified according to their use. A reference situation was established by using the Plano Municipal de Redução de Ruído de Viana do Castelo (Viana do Castelo’s municipal noise reduction plan). After this phase, CadnaA noise levels for roads were planned and later in a GIS environment, all of the data concerning the overlap of road noises above the permissible limit set out by the RGR with the buildings most sensitive to urban environments, such as housing and equipment was analyzed. Through the analysis of these results, it was identified which roads had the higher noise levels and the problems associated to each road were analyzed. After this analysis it was determined the most adequate measures to be applied to each road, which will enable a speed reduction by the motorized vehicles and in which a priority will be given to pedestrians and cyclists. With the implementation of a 30 km/h Zone, it was possible to lower the noise levels down to the levels established by the RGR.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36153
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

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