Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/36337
Título: | “Quem quer saber?” Avaliação de usabilidade de uma plataforma de jogos de escolha múltipla |
Autor(es): | Barradas, Rolando Lencastre, José Alberto |
Palavras-chave: | Gamification Jogo Usabilidade Heurísticas Avaliação Game Usability Heurístics Evaluation |
Data: | Mai-2015 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Citação: | Barradas, R. & Lencastre, J. A. (2015). “QUEM QUER SABER?” Avaliação de usabilidade de uma plataforma de jogos de escolha múltipla. In Maria João Gomes, António José Osório, & Luís Valente (orgs.), Proceedings of the IX International Conference on ICT in Education - Challenges 2015 - Half a century of ICT in Education (pp. 498-512). Braga: Universidade do Minho. Centro de Competência TIC. |
Resumo(s): | Este artigo descreve o ciclo de desenvolvimento da plataforma de jogos de escolha múltipla “Quem quer saber?”, desenvolvida como ferramenta pedagógica para implementação de cenários de gamification em ambiente escolar e composta por duas aplicações, com públicos-alvo distintos: os alunos e os professores. Desta descrição fazem parte as fases de investigação preliminar, com a realização de um teste exploratório com o público-alvo, a construção de uma versão alfa das aplicações, sujeita a avaliação heurística por especialistas e uma versão beta, avaliada por utilizadores semelhantes aos finais, utilizando um questionário de satisfação, tendo obtido um valor médio de satisfação de 96 pontos para a aplicação destinada aos professores e de 92 pontos para o jogo, destinado aos alunos. Os resultados obtidos até ao momento revelam-se promissores para a fase de implementação e motivadores para experiências semelhantes. This article describes the development cycle of the multiple choice game platform named 'Quem quer saber?'. This platform was developed as a pedagogical tool for the implementation of gamification in a scholar environment. Consists of two applications with different audiences: students and teachers. This description comprises the phases of preliminary investigation, with the completion of an exploratory test with the target audience; the development of an alpha version of both applications, submitted to heuristic evaluation; and a beta version, rated by similar end-users using a satisfaction questionnaire. The satisfaction average value of 96 points for the teacher's application and 92 points for the game, seem promising for the implementation phase and motivating for similar experiences. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/36337 |
ISBN: | 978-989-97374-3-3 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
56_2015_IX_Challenges2015_Barradas&Lencastre.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |