Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37696

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSchwedler, Moritz Vonpor
dc.contributor.authorFerreira, Ângela Martinspor
dc.date.accessioned2015-10-22T10:42:51Z-
dc.date.available2015-10-22T10:42:51Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37696-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing e Estratégiapor
dc.description.abstractEsta dissertação destaca a importância das redes sociais online no relacionamento entre as empresas e os seus clientes. As redes sociais representam uma oportunidade para as empresas desenvolverem o relacionamento com os seus clientes e fãs da marca, de forma fácil, rápida e acessível. O marketing digital, em particular as redes sociais, originou a possibilidade de empresas de menores dimensões, com menos recursos financeiros e humanos, conseguirem estar mais perto dos seus clientes, sendo que uma das maiores vantagens das redes sociais é a proximidade com o cliente e o contacto permanente que potencializa o relacionamento entre a empresa e os consumidores. A pesquisa exploratória de análise qualitativa, foi efetuada através de entrevistas a pessoas responsáveis pela gestão das redes sociais de 10 empresas PME do distrito de Braga, de forma a conseguir perceber os reais problemas e os benefícios percepcionados pelas pessoas que se dedicam profissionalmente à gestão das redes sociais, assim como entender de que forma é que as empresas procuram estabelecer um relacionamento com os seus clientes / fãs e resultados obtidos. As empresas utilizam as redes sociais como plataforma privilegiada de comunicação B2C, valorizando a transmissão rápida das mensagens e a facilidade em interagir e receber feedbacks dos fãs e consumidores. Em termos gerais, este estudo propõe uma análise sobre o relacionamento nas redes sociais, segundo a perspetiva das empresas, contribuindo, assim, para as pesquisas sobre o tema.por
dc.description.abstractThis dissertation highlights the importance of social networks in the relationship between companies and theirs customers. Social networks represent an opportunity for companies to develop a relationship with consumers and fans in an easy, fast and accessible way. Digital marketing in general, and social networks in particular, create the opportunity for companies of smaller dimensions, with less financial and human resources, achieving to be closer to its customers since one of the main advantages of social networking is the proximity to the customer and the constant contact that enhances the relationship between them. This explanatory research, of qualitative analysis, was performed by interviewing people responsible for social network management of 10 SME companies in Braga district, in order to be able to understand the real issues and benefits perceived by people who dedicate themselves professionally to social networking management, as well as understand how companies seek to establish a relationship with their customers / fans as well as the results obtained. Companies use social networks as a privileged platform for B2C communications, appreciating the fast transmission of messages and the easy interaction, as receiving feedback from fans and consumers. Overall, this study proposes an analysis of the relationship in social networks, according to the perspective of companies, contributing to general research on the subject.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRedes sociais onlinepor
dc.subjectMarketing digitalpor
dc.subjectMarketing relacionalpor
dc.subjectRelacionamentospor
dc.subjectSocial networkspor
dc.subjectRelationship marketingpor
dc.subjectCustomer relationshipspor
dc.titleA importância das Redes Sociais Online nas relações B2C para as PME portuguesaspor
dc.title.alternativeThe role of social networks in B2C relationships for small and medium-sized Portuguese companiespor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201073188por
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ângela Martins Ferreira.pdf1,34 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID