Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38145
Título: | Operacionalização do processo de raciocínio no estudo para o desenvolvimento técnico do violino |
Autor(es): | Vale, Christelle Veiga do |
Orientador(es): | Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro |
Palavras-chave: | Ensino de música Violino Raciocínio Prática de estudo Desenvolvimento técnico Music teaching Violin Reasoning Study practice Technical development |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Enquadrado particularmente na questão sobre o objetivo da educação, a temática do
presente relatório de estágio vai ao encontro da importância que deve ser atribuída ao
envolvimento do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem do instrumento,
entrando num paralelismo com o conceito de raciocínio do aluno na prática.
O projeto de intervenção, realizado com alunos da classe de violino integrados no
curso básico na Escola de Música da Póvoa de Varzim, do distrito do Porto, teve como
objetivos diagnosticar as principais dificuldades técnicas que em geral apresentam os alunos
do ensino especializado de música na prática deste instrumento, aferir das estratégias
habitualmente utilizadas por alunos e professores para promover o desenvolvimento técnico, e
implementar práticas reflexivas com o intuito de potenciar a obtenção de resultados mais
consistentes e duradouros.
Para tal, recorreu-se a uma revisão da literatura, em que os autores citados atribuem
grande relevância ao processo de raciocínio na assimilação dos diversos elementos envolvidos
na construção de uma técnica sólida e eficaz. As estratégias implementadas tiveram em conta
a especificidade de cada aluno, tendo cada aula de intervenção sido previamente estruturada
e planificada de acordo com esse princípio.
A metodologia aplicada consistiu num estudo de caso múltiplo, levado a cabo com
dois alunos do 3º grau de instrumento, tendo, como elementos de recolha de dados, sido
aplicados questionários e feitos registos de observação dos momentos de intervenção.
Apesar da amostra reduzida, os dados revelaram-se estimulantes, na medida em que
os alunos demonstraram ao longo da intervenção reconforto pela obtenção adicional de
elementos pormenorizados no processo de resolução de problemas técnicos específicos. Outlined chiefly toward a reflection on the purpose of education, the theme of this internship report meets the importance that should be attributed to the involvement of teacher and student in the teaching-learning process of the instrument, entering a parallelism with the concept of student reasoning within the practice. The intervention project, carried out with violin students of the basic course at the Escola de Música da Póvoa de Varzim, Oporto district, aimed to diagnose the main technical difficulties generally revealed by students of this instrument within the specialized teaching system, assess the strategies commonly used by students and teachers to promote technical development, and implement reflective practices in order to boost the attainment of more consistent and long-lasting results. To this aim, a literature review was carried out, in which the authors ascribe great importance to the process of reasoning in the assimilation of the various elements involved in the construction of a solid and effective technique. The strategies implemented have had in mind the specificity of each student, each intervention class structured and planned in advance in accordance with this principle. The methodology used consisted of a multiple case study, carried out with two thirddegree instrumental students, having, as elements of data collection, been applied questionnaires and made records of observation of the intervention periods. Despite the reduced sample, the data turned out to be stimulating, insofar as the students demonstrated along the process appreciation for obtaining additional details in the process of tackling specific technical problems. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38145 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório Christelle Vale.pdf Acesso restrito! | 1,15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Gravação de Atividades.zip Acesso restrito! | 7,65 MB | Unknown | Ver/Abrir |